• Carregando...
O líder do PT no Senado, Humberto Costa | Agência Brasil
O líder do PT no Senado, Humberto Costa| Foto: Agência Brasil

As negociações envolvendo comissões e suplências da Mesa no Senado, que já duravam dois dias, não foram bem-sucedidas, segundo afirmou nesta quinta (3) o líder da bancada do PT, senador Humberto Costa (PE).

"O acordo voltou à estaca zero. Vamos esperar o critério para distribuição das comissões que será definido pela mesa", disse o líder do PT, senador Humberto Costa (PE).

PT e PMDB tentavam negociar com o PSDB a Comissão de Infraestrutura, responsável por fiscalizar obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), mas nenhum acordo foi concluído.

Desde a eleição dos titulares da mesa diretora do Senado, na terça-feira (1º), a votação dos suplentes da mesa havia sido adiada por três vezes devido a negociações envolvendo tanto as suplências quanto o comando das comissões da Casa. Só ocorreu na tarde desta quinta.

A indicação da presidência da Comissão de Infraestrutura pertenceria ao PSDB, segundo o critério da proporcionalidade das bancadas. Os tucanos demonstraram interesse em trocar a Comissão de Infraestrutura pelo comando de outras duas comissões, mas a negociação não teve êxito. Com isso, acordos paralelos que a bancada governista tecia não puderam ser concluídos.

O DEM pleiteava o comando da Comissão de Agricultura, cuja indicação proporcional caberia ao PDT. Os pedetistas estavam dispostos a abrir mão do direito para possibilitar o acordo.

Mas esta negociação, segundo o senador Humberto Costa, dependia diretamente do que fosse acertado com o PSDB. Como não houve acordo com os tucanos, também não houve acordo com o DEM. "O acordo não pode ser mantido pela metade", explicou o líder petista.

Por conta do impasse, a previsão é que a próxima semana no Senado seja conturbada, devido à escolha dos presidentes das comissões. Para Costa, a negociação mais complicada deve continuar sendo a da Comissão de Infraestrutura.

Consensos

Apesar da disputa por alguns cargos, há indicações que já estão praticamente acertadas. Por te a maior bancada, o PMDB deve ficar com a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais cobiçada.

Já o PT comandará a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Segundo Costa, as duas comissões já poderão ser instaladas na semana que vem. Os petistas já indicaram Delcídio Amaral (MS) para a presidência da CAE.

Além disso, o líder informou que o bloco governista vai defender que a Comissão de Agricultura fique com o PDT, como lhe seria de direito, e que a Comissão de Fiscalização e Controle vá para o PSB.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]