• Carregando...
A manifestação saiu às 10h30 na Boca Maldita, no centro de Curitiba, passou por várias ruas da cidade e, parte dos manifestantes, rumaram para o Palácio Iguaçu. Movimento foi articulado, em diversas cidades do país, pela internet | Diogo Costa Marques/Gazeta do Povo
A manifestação saiu às 10h30 na Boca Maldita, no centro de Curitiba, passou por várias ruas da cidade e, parte dos manifestantes, rumaram para o Palácio Iguaçu. Movimento foi articulado, em diversas cidades do país, pela internet| Foto: Diogo Costa Marques/Gazeta do Povo

Passeata contra corrupção reúne centenas de pessoas em Maringá

Centenas de pessoas participaram na manhã deste sábado (21) em Maringá de uma passeata contra a corrupção. Segundo os organizadores, cerca de mil moradores, estudantes e representantes de entidades estiveram na manifestação, que ocorreu na Avenida Tiradentes, entre a Praça Manoel Ribas e o Parque do Ingá.

Leia matéria completa

  • Entre as reivindicações do Dia do Basta estão: o melhor uso do dinheiro público; o fim do foro privilegiado; o voto aberto dos parlamentares; a decisão de temas de plebiscitos pelo povo e a caracterização da corrupção como crime hediondo

A diversidade de idade dos participantes do Dia do Basta chamou a atenção em Curitiba, neste sábado (21). A maioria eram estudantes e jovens, mas nesta edição, famílias inteiras e casais idosos constituíram parte importante do movimento.

Assista à reportagem em vídeo da manifestação

Mesmo com o clima chuvoso da capital, as cerca de 500 pessoas saíram da Boca Maldita às 10h30 e seguiram com apitos, faixas, narizes de palhaço, máscaras e tinta no rosto pelas ruas Monsenhor Celso, Marechal Deodoro, Emiliano Perneta e Senador Alencar Guimarães, parando na Praça Rui Barbosa por volta das 11h15.

Dos 500 manifestantes, cerca de 200 decidiram seguir ao Palácio Iguaçu, onde finalizaram o ato de forma pacífica depois de exporem reivindicações ligadas ao movimento. Eles chegaram à sede do governo estadual por volta das 12h45 e dispersaram-se às 13h. A decisão de rumar para a sede do governo foi tomada à revelia da organização da marcha, quando começaram os gritos de "vamos pro Palácio!".

Inicialmente, a sede do governo era o local planejado para a concentração final, mas a organização decidiu trocá-lo pela Praça Rui Barbosa em virtude de um evento que ocorria ali no mesmo dia.

Reivindicações

O Dia do Basta ocorreu simultaneamente em 42 cidades do Brasil. Os manifestantes pedem melhor uso do dinheiro público e prioridade aos temas referentes à saúde e à educação, bem como o fim do foro privilegiado, o voto aberto dos parlamentares, a decisão de temas de plebiscitos pelo povo e a caracterização da corrupção como crime hediondo.

Em Curitiba, também entrou em pauta a aplicação de 10% do Produto Interno Bruto em projetos voltados à educação. A organização aproveitou a concentração de manifestantes na praça para coletar assinaturas para abaixo-assinados e iniciativas populares. Um exemplo de lei que saiu da iniciativa popular é a Ficha Limpa.

A Secretaria de Trânsito (Setran) e a Polícia Militar acompanharam a passeata até a Praça Rui Barbosa.

Anos anteriores

No final de 2011, a manifestação nacional reuniu milhares de pessoas em diversas cidades do país. Em Curitiba, a concentração foi na escadaria do prédio da Universidade Federal do Paraná , na Praça Santos Andrade, com cerca de 600 presentes.

Em Brasília, os manifestantes percorreram a Esplanada dos Ministérios e terminaram a passeata em frente ao Congresso, onde cantaram o Hino Nacional. A Polícia Militar estima que 20 mil pessoas tenham participado do protesto. Em São Paulo, cerca de 2,5 mil protestaram no Masp e em parte da Avenida Paulista.

(function(d, s, id) { var js, fjs = d.getElementsByTagName(s)[0]; if (d.getElementById(id)) {return;} js = d.createElement(s); js.id = id; js.src = "//connect.facebook.net/pt_BR/all.js#appId=254792324559375&xfbml=1"; fjs.parentNode.insertBefore(js, fjs); }(document, 'script', 'facebook-jssdk'));

Vida Pública | 6:30

Aproximadamente 500 manifestantes se encontraram na Boca Maldita e seguiram até a Praça Rui Barbosa, no centro. Depois, em média 200 pessoas seguiram até o Palácio Iguaçu, sede do governo estadual, onde continuaram os protestos contra a corrupção.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]