Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Notas Políticas

Documentos militares

 | Alfredo Estrella/ABr
(Foto: Alfredo Estrella/ABr)

O discurso de transparência da presidente Dilma Rousseff (foto), no debate da Lei de Acesso à Informação, esbarrou na velha tradição das Forças Armadas de manter em sigilo os documentos da ditadura militar. O Ministério da Defesa se recusou a responder a cinco pedidos de informação feitos pelo jornal Estado de S. Paulo, sobre os 41 guerrilheiros presos e depois fuzilados no Araguaia (1972-1975) e o caso Vladimir Herzog (1975). Além disso, ao responder ao questionamento sobre a morte de Herzog, a pasta apenas mencionou não possuir informações sobre o caso, dando a demanda como "respondida". O discurso militar de que os arquivos da ditadura não existem é mantido desde 1985, quando começou a redemocratização.

Casa Civil paralela

No intuito de avaliar e monitorar políticas públicas, o Palácio do Planalto deu aval para dez consultores da empresa norte-americana McKinsey & Company revirarem os dados dos ministérios e questionar funcionários do governo sobre desempenho. Discretamente instalados desde outubro do ano passado nas salas 101 e 103 do Planalto, a consultoria ganhou o apelido de "Casa Civil do B".

MP x polícia

Membros do Ministério Público divulgaram uma carta criticando a PEC 37, que tramita no Congresso e acaba com os poderes de investigação do órgão na área criminal. Para eles, a aprovação da proposta aumentaria a "insegurança social e a impunidade dos criminosos, contrariando o interesse da sociedade". Se a proposta for aprovada, apenas instituições policiais poderiam investigar crimes.

Colaboraram Euclides Lucas Garcia e Yuri Al’Hanati.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.