• Carregando...
 | Alfredo Estrella/ABr
| Foto: Alfredo Estrella/ABr

Agenda

• Hoje – A Câmara Municipal inicia consulta pública sobre o orçamento de Curitiba para 2013, por meio de urnas instaladas nas regionais municipais. A participação da população na discussão do tema vai até 4 de junho.

• Terça-feira – A Comissão de Economia e Fiscalização da Câmara Municipal realiza audiência pública, a partir das 14 horas, sobre a prestação de contas da prefeitura a respeito dos dados relativos ao cumprimento das metas fiscais do primeiro quadrimestre deste ano.

• Terça-feira – O secretário da Fazenda, Luiz Carlos Hauly, fará na Assembleia Legislativa, a partir das 14h30, a mesma prestação de contas, relativa ao governo do Paraná.

Pinga-fogo

"Um cidadão lá trás que não foi eleito e que teve uma campanha pequena e não prestou contas não pode ser impedido de concorrer agora. Não é nenhum criminoso, nenhuma pessoa que tenha sido condenada."

Marco Maia (PT-RS), presidente da Câmara, defendendo o projeto que autoriza a candidatura de políticos que tiveram contas de campanha anteriores rejeitadas.

O discurso de transparência da presidente Dilma Rousseff (foto), no debate da Lei de Acesso à Informação, esbarrou na velha tradição das Forças Armadas de manter em sigilo os documentos da ditadura militar. O Ministério da Defesa se recusou a responder a cinco pedidos de informação feitos pelo jornal Estado de S. Paulo, sobre os 41 guerrilheiros presos e depois fuzilados no Araguaia (1972-1975) e o caso Vladimir Herzog (1975). Além disso, ao responder ao questionamento sobre a morte de Herzog, a pasta apenas mencionou não possuir informações sobre o caso, dando a demanda como "respondida". O discurso militar de que os arquivos da ditadura não existem é mantido desde 1985, quando começou a redemocratização.

Casa Civil paralela

No intuito de avaliar e monitorar políticas públicas, o Palácio do Planalto deu aval para dez consultores da empresa norte-americana McKinsey & Company revirarem os dados dos ministérios e questionar funcionários do governo sobre desempenho. Discretamente instalados desde outubro do ano passado nas salas 101 e 103 do Planalto, a consultoria ganhou o apelido de "Casa Civil do B".

MP x polícia

Membros do Ministério Público divulgaram uma carta criticando a PEC 37, que tramita no Congresso e acaba com os poderes de investigação do órgão na área criminal. Para eles, a aprovação da proposta aumentaria a "insegurança social e a impunidade dos criminosos, contrariando o interesse da sociedade". Se a proposta for aprovada, apenas instituições policiais poderiam investigar crimes.

Colaboraram Euclides Lucas Garcia e Yuri Al’Hanati.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]