• Carregando...
 | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O deputado estadual Mauro Moraes (PSDB) recebeu parecer contrário do procurador regional eleitoral do Paraná, Néviton de Oliveira Guedes (foto ao lado), na ação em que pede desfiliação do PMDB por justa causa. A longa argumentação de Guedes teve até citação bíblica: "Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro". Ele entendeu que o deputado não sofreu perseguição política dentro do partido e que estava afinado com o prefeito Beto Richa. O posicionamento não desmotivou o deputado, que já esperava o parecer contrário do procurador. Moraes está confiante de que o desfecho será favorável. "Tenho confiança muito grande na Justiça paranaense, que vai julgar o mérito e podemos ganhar porque será analisada a oitiva das testemunhas."

Conversa afiada

O deputado federal Marcelo Itagiba (PMDB-RJ) é o autor da PEC que isenta do Imposto deRenda militares inativos e pensionistas.

Por que criar mais esse benefício aos militares?

Os militares vivem uma situação salarial dramática que se arrasta há décadas e que atinge uma categoria responsável pela segurança nacional e pela soberania do nosso país. Quando vão para a reserva, os militares perdem várias vantagens da ativa que poderão ser compensadas com a isenção do Imposto de Renda.

A proposta não cria uma diferenciação entre os militares e a população comum?

Não se pode desconsiderar que, de acordo com a Constituição Federal, os militares formam uma categoria à parte de todo o funcionalismo público. Primeiro, porque estão impedidos de se sindicalizar e se filiar a partidos políticos. Em segundo lugar, porque a escolha pela vida militar é uma opção profissional para a toda a vida em um único emprego, que, por implicar mudanças periódicas de domicílio, dificulta aos cônjuges o investimento em carreiras com vínculos trabalhistas.

Não é incoerente se falar em isenção quando o governo está segurando a restituição o IR?

Não há incoerência alguma. O que há é o desrespeito por parte do governo, pois, além de praticar uma voraz política tributária, ainda pretende reter a restituição de milhares de pessoas, incluídos os militares.

Nada de obras

O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), suspendeu o edital de licitação para um projeto de construção de mais um anexo na Casa.O novo edifício, chamado de anexo IV B, abrigaria os gabinetes dos parlamentares que hoje ficam no anexo III e seria construído ao lado do anexo IV. Apenas a fase de projetos teria um custo de R$ 3,4 milhões. Temer suspendeu o edital porque não pretende realizar a obra em 2010.

Eleição 2009

O clima já começa a esquentar na eleição para prefeito e vice de Cândido de Abreu – região central do estado –, marcada para 13 de dezembro de 2009. O prazo para registro de candidatura terminou na última terça-feira. No pleito se enfrentarão o presidente da Câmara e prefeito interino João Peda Soares (PSDB) e Josney Freitas (PMDB). O vencedor Richard Golba (DEM) teve o registro cancelado e não chegou a assumir.

Cadê os tucaanos?

A considerar as declarações do presidente do TSE, a oposição ao governo Lula está cochilando em questionar a campanha antecipada promovida pelo petista. Segundo Carlos Ayres Brito, a Justiça Eleitoral só pode agir se provocada. "É preciso que alguém formalize uma queixa para que possamos analisar o caso de forma concreta", disse. No caso da candidata do presidente Lula, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o TSE recebeu apenas uma reclamação e foi entendido que não houve abuso.

Pinga-fogo

"É como jogador que está no banco de reserva. Diz que é amigo do que está jogando, mas fica doidinho para o que está jogando tomar cartão vermelho ou se machucar para entrar no lugar dele. O papel da oposição é ver defeito."

Do presidente Lula, mostrando que, mesmo em visita às obras da transposição do Rio São Francisco, não esquece de criticar a oposição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]