• Carregando...
Ontem, fila para atendimento no TRE chegou a cerca de 800 metros do portão do tribunal.  Muitas pessoas aproveitaram a isenção de multa  aos domingos | Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo
Ontem, fila para atendimento no TRE chegou a cerca de 800 metros do portão do tribunal. Muitas pessoas aproveitaram a isenção de multa aos domingos| Foto: Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo

Motivação

Isenção de multa aos domingos

Para permitir que a meta de 80% de recadastramentos eleitorais fosse alcançada em Curitiba, o TRE-PR precisou fazer desde outubro do ano passado, plantões de atendimento nos fins de semana e em feriados. Como a agência do Banco do Brasil que funciona dentro da sede do tribunal só funciona de segunda à sábado, os juízes do TRE-PR decidiram isentar da multa eleitoral quem deixou para fazer recadastramento nos domingos e em feriados. A multa de R$ 3,61 é aplicada quem não votou, nem justificou a ausência no prazo legal, em eleições passadas. A Legislação Eleitoral federal autoriza, em caso de emergência e força maior, a alteraração das regras eleitorais através de resoluções e portarias. (SM)

Reclamação

Locais de votação são alterados

O recadastramento biométrico em Curitiba alterou, em muitos casos, o local de votação dos eleitores da capital. Isto ocorreu porque o sistema implantado pelo TRE redireciona o eleitor automaticamente para a zona eleitoral mais próxima de seu atual endereço residencial. Eleitores que fizeram o recadastramento ontem demonstravam insatisfação. "Voto na Reitoria da UFPR desde sempre, não queria ter mudado" lamentou a socióloga Thais Almeida. O chefe de comunicação do TRE-PR, Marden Machado, diz que os eleitores podem manter o atual local de votação, mas é preciso manifestar isso antes de iniciar o procedimento de recadastramento. Mas a reportagem apurou que houve pessoas que reclamaram na hora da mudança e não foram atendidas. (SM)

  • Na eleição deste ano, eleitor de curitiba será identificado pela impressão digital

No último domingo antes do fim do prazo para o recadastramento biométrico dos eleitores de Curitiba, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) teve a maior movimentação de sua história. De acordo com a assessoria de imprensa do tribunal, a central de atendimento ao eleitor atendeu 11.951 eleitores ontem. O prazo para recadastramento termina na próxima sexta-feira e os eleitores que não fizerem o novo cadastro terão o título eleitoral cancelado.

Neste fim de semana, o TRE-PR fez o último plantão de atendimento para o recadastramento. Pelo sistema, o eleitor é identificado pela impressão digital. No sábado, 10.277 eleitores já tinham comparecido para a revisão eleitoral. Portanto, até ontem 1.071.787 eleitores já haviam se recadastrado na capital do estado. Com este número, a assessoria do TRE-PR afirma que o tribunal chegou muito próximo da meta de pelo menos 80% dos eleitores de Curitiba com o novo título.

O porcentual foi estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que o sistema biométrico seja adotado já nas próximas eleições municipais, em outubro. Pelas contas do TRE-PR, faltam cerca de 20 mil eleitores para alcançar o objetivo. A expectativa é de que a meta seja atingida na próxima quarta-feira. "O pessoal está deixando para a última hora, mas mesmo com o grande volume de pessoas não tivemos nenhum problema" afirmou Marden Machado, chefe da Comunicação do tribunal.

Demora

O número recorde de eleitores causou atraso no atendimento. No início da tarde de ontem, horário de maior procura, a fila para conseguir uma senha para atendimento chegava até a estação-tubo TRE, na Avenida Marechal Floriano – a cerca de 800 metros do portão do tribunal. "Como bom brasileiro deixei para a última hora", brincou o empresário Acir Brandão Jr.

Ele conta que esperou cerca de 50 minutos para ser atendido, mas elogiou o atendimento que havia marcado previamente pela internet. Quem não fez o agendamento on-line, teve que aguardar um pouco mais. Como o vendedor Guilherme Bueno que esperou cerca de três horas para finalizar o recadastramento do título. "Trabalho a semana inteira e só podia vir hoje. Perdi o domingo, mas pelo menos está feito", disse.

O eleitor que não comparecer para realizar o recadastramento até o dia 20 terá a inscrição eleitoral cancelada. Para recuperá-lá, terá de abrir um processo na Justiça Eleitoral, pagar uma multa (ainda não definida) e aguardar que o juiz eleitoral regularize a situação. Quem perde o título, além de não votar, não pode participar de concurso público, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou obter empréstimo em banco público. Os servidores públicos ficam impedidos de receber o salário.

Serviço:

A Central de Atendimento do Tribunal Regional Eleitoral paranaense reabre nesta manhã e funciona até o fim do prazo do recadastramento biométrico, na sexta-feira.

O atendimento é das 8h às 18h30. É preciso levar um documento oficial de identidade com foto e título de eleitor, além de um comprovante de residência. Só serão aceitos os documentos originais. A central do tribunal fica na Rua João Parolin, 55, Prado Velho, Curitiba. Os telefones para tirar dúvidas são: (41) 3330-8674 e (41) 3330-8673. Há estacionamento próprio e gratuito no local. Para agendar o recadastramento na internet, o eleitor deve acessar o site: www.tre-pr.jus.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]