• Carregando...
Bruno Araújo (PSDB-PE): declarações são graves | Leonardo Prado/Ag. Câmara
Bruno Araújo (PSDB-PE): declarações são graves| Foto: Leonardo Prado/Ag. Câmara

Convocação

Tucanos querem que Cavendish se explique na Comissão de Inquérito

Folhapress

O PSDB apresentará um requerimento de convocação de Fernando Cavendish, dono da Delta Construções S/A, assim que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Cachoeira for instalada. De acordo com o líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), os tucanos também pedirão a quebra dos sigilos fiscal e telefônico do empresário. Em conversa gravada em dezembro de 2009, Cavendish afirma que é possível ganhar contratos com o poder público subornando políticos.

Para o líder do PSDB, as declarações são gravíssimas. "A Delta é a empresa que mais recebe recursos do governo federal no PAC, cresceu fortemente nos últimos anos e aparece com frequência nas gravações do caso Cachoeira", disse.

A Delta já recebeu mais de R$ 3,6 bilhões em verbas federais desde 2003 e está no centro das investigações da Polícia Federal envolvendo Carlos Cachoeira, preso pela Operação Monte Carlo por envolvimento em jogo ilegal. A PF chega a descrever Cachoeira como um sócio oculto da Delta, o que a empresa nega.

Citada no escândalo que envolve as relações do bicheiro Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, a empresa Delta Construções apareceu em nova gravação, que não consta no inquérito da Polícia Federal, mas comprometedora. Num áudio divulgado no site "Quid Novi", o dono da construtora, o empresário Fernando Cavendish, fala dos milhões necessários para se ter as portas abertas pelos políticos. O PSDB já anunciou que vai tentar ouvir Cavendish na CPI do Cachoeira, assim que ela for instalada. Também vai pedir a quebra dos sigilos fiscal e telefônico do empresário (leia mais ao lado).

O site é do jornalista Mino Pedrosa, que já prestou serviços para Cachoeira. Ele disse que já fez trabalho de consultoria para o laboratório farmacêutico Vitapan, de propriedade do bicheiro. Segundo a Polícia Federal, que prendeu Cachoeira em fevereiro durante a operação Monte Carlo, a Delta transferiu dinheiro para empresas de fachada controladas pelo bicheiro.

As declarações de Caven­­­dish foram dadas durante reunião de diretores da Delta e da empresa Sygma, que estavam desfazendo uma sociedade. O jornalista diz que o áudio foi gravado por um dos presentes, em dezembro de 2009.

"Se eu botar 30 milhões na mão de um político, eu sou convidado para coisa para c*. Pode ter certeza disso. Te garanto", diz Cavendish na gravação. "Estou sendo muito sincero com vocês: 6 milhões aqui, eu ia ser convidado [para tocar obras]", afirma mais à frente.

Nota

Em nota enviada ao site "Quid Novi", a Delta alega que a gravação é clandestina e que o trecho divulgado foi editado. Na conversa, os controladores das empresas Delta e Sygma discutiam os termos de uma dissociação. "Um dos antigos proprietários da Sygma, que estão sendo processados pelos controladores da Delta Construção, gravou a longa discussão e pinçou aquele trecho a fim de promover chantagens negociais contra a empresa", diz a nota.

Em resposta, Mino Pedrosa afirma que o trecho divulgado "fala por si" e que a gravação não é clandestina, por ter sido feita por um dos dire­­tores presentes na reunião. Pedrosa ainda oferece a íntegra do áudio à Justiça para provar que não são meras bravatas. Segundo Pedrosa, o rompimento das empresas seria por conta do pagamento de consultoria política ao ex-ministro e ex-deputado José Dirceu.

Análise da Controladoria-Geral da União (CGU) mostra que, entre 2007 e 2010, foram constatadas irregularidades em pelo menos 60 contratos celebrados entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Delta Construções. Ao todo, esses contratos somam R$ 632,3 milhões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]