• Carregando...

Faltando 33 dias para a eleição, a pesquisa Vox Populi, divulgada ontem à noite pela TV Bandeirantes, confirma a tendência que as sondagens do Ibope e do Datafolha vinham apontando desde julho: Ratinho Júnior e Luciano Ducci são, por enquanto, os candidatos mais credenciados a disputar o segundo turno. Os dois passaram a impor franca dianteira sobre Gustavo Fruet e Rafael Greca.

Na contagem estimulada do Vox Populi, Ratinho Júnior e Ducci estão tecnicamente empatados, com 28% e 27% das intenções de votos, respectivamente, enquanto Fruet soma 15 pontos e Greca, 9. Na espontânea, Ducci, com 20%, passa à frente de Ratinho, que fica com 18%. Fruet cai para 10% e Greca para 6%.

Os especialistas recomendam não comparar pesquisas feitas por institutos diferentes. Mas, neste caso, as imediatamente anteriores (Ibope e Datafolha) guardam alguma coerência com a do Vox Populi – todas elas confirmando a tendência de crescimento de Luciano Ducci e de queda de Gustavo Fruet. Ratinho apareceu nas três sondagens com pouca oscilação; Greca cresceu um bocado.

A pergunta que se faz é se essa tendência ainda pode ser revertida nas quatro semanas que antecedem o pleito. Não há respostas para esta indagação, mas há certezas de que se podem extrair do quadro apontado pelo Vox Populi: o crescimento de Ducci é reflexo do sucesso que obteve com o uso das duas principais estratégias que definiu desde o início. Uma delas está sendo a de demonstrar estreita e até exagerada vinculação que mantém com o governador Beto Richa. É a campanha do "juntos".

Muito embora despersonalize o candidato, esta "betodependência" tem sido o fator preponderante para compensar a ausência de carisma próprio, o que o tornaria incapaz de, por si só, atrair a simpatia natural e o voto da massa de eleitores. Sem dúvida, grande parte dos 27% que ele detém no Vox Populi decorre da ligação com Beto.

A outra estratégia é a bem-sucedida campanha de desconstrução da imagem daquele que seria seu principal adversário, Gustavo Fruet. O ponto-chave tem sido a associação partidária do ex-tucano com o PT, explorada tanto nos programas de propaganda eleitoral em comerciais nas emissoras de rádio como também em panfletos assinados pela coligação que apoia o prefeito. Como reforço, aparecem panfletos apócrifos – cuja distribuição só é paralisada (somente após farta circulação) por medidas judiciais obtidas pela equipe jurídica de Fruet.

O exame atento do Vox Populi revela também outros aspectos interessantes. Um deles é a evidente dificuldade de Ducci para chegar e se manter empatado com o terceiro mais importante candidato, Ratinho Júnior. Cinco secretários estaduais licenciados para trabalhar exclusivamente na campanha, a exposição que lhe dá o cargo de prefeito e duas máquinas públicas governadas por seu grupo político não lhe têm sido suficientes, até agora, para assumir a vantagem indiscutível na disputa.

Outro aspecto é o fato de que o crescimento de Luciano Ducci parece se dar pela transferência dos simpatizantes de Gustavo Fruet para sua candidatura, pois aumenta quase na mesma medida em que o adversário cai.

Enquanto isso, Ratinho Júnior corre solto em via própria – não ataca e nem é atacado por nenhum dos seus principais contendores. Faz um programa simples e alegre, distribui sorrisos, mostra sua jovial simpatia – qualidades pessoais e de postura política que parecem estar sendo eficientes para conquistar não apenas a chamada "nova classe média", pouco politizada e menos interessada na complexidade dos discursos e propostas dos adversários, mas também os que – integrantes da classe média tradicional – rejeitam a ideia de reeleger o atual prefeito ou de aderir a Fruet.

Há quem afirme que tais virtudes não são o bastante para garantir que Ratinho Júnior esteja preparado para ser prefeito de uma capital do porte e importância de Curitiba, mas resta pouca dúvida de que ele representa a face de um novo eleitor, tão emergente quanto a tal "nova classe média" – a mesma que, em São Paulo, por exemplo, garante o sucesso de Celso Russomano, um popular apresentador de programas de televisão que, em primeiro lugar nas pesquisas, faz poeira para o veterano José Serra e para Fernando Haddad, o pupilo de Lula.

Metodologia

A pesquisa do Instituto Vox Populi, contratada pela TV Bandeirantes, ouviu 800 eleitores curitibanos entre os dias 25 e 27 de agosto. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais para cima ou para baixo. Registro no TRE sob nº PR-00087/2012.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]