• Carregando...
Valdir Rossoni e Durval Amaral: decisão sobre quem será candidato à presidência da Assembleia só será divulgada depois do anúncio do secretariado | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Valdir Rossoni e Durval Amaral: decisão sobre quem será candidato à presidência da Assembleia só será divulgada depois do anúncio do secretariado| Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Depois de muitas especulações desde a vitória de Beto Richa (PSDB) na disputa pelo governo do estado, os deputados Durval Amaral (DEM) e Valdir Rossoni (PSDB) confirmaram ontem que são candidatos à presidência da Assembleia Legislativa do Paraná (AL) para o biênio 2011-2012. Os dois, no entanto, fizeram um acordo com o aval do governador eleito e decidiram que entrarão em consenso para que só um deles saia candidato. A decisão de quem será o escolhido só ocorrerá depois do anúncio dos nomes dos novos secretários, que ainda não tem data para serem divulgados.

Nos bastidores, Durval e Rossoni eram tidos como os candidatos mais fortes à disputa da presidência da Casa. Até ontem, porém, nenhum deles havia se colocado publicamente como postulante ao cargo. "Amadurecemos a ideia durante os últimos dias e levamos a decisão ao Beto, que se mostrou satisfeito", justificou Durval. "O Rossoni e eu temos uma amizade histórica e não haveria sentido uma disputa entre a gente. Isso não seria saudável para o novo governo."

Rossoni seguiu o discurso do colega e afirmou que a decisão vai fortalecer a candidatura do escolhido. "Estaremos na mesma chapa, um apoiando o outro. Não haverá disputa, até porque isso vai fortalecer muito essa candidatura", disse o tucano. "No momento exato, tomaremos a decisão. Mas isso só será depois do anúncio do secretariado." Questionados se esse seria um sinal de que um dos dois chefiará uma secretaria, ambos negaram que tenham ocorrido conversas nesse sentido com Beto Richa.

Rossoni afirmou ainda que a composição dos nove cargos da Mesa Diretora também será discutida com a futura bancada de oposição. "O PMDB tem que ter um bom espaço na Mesa pelo número de deputados que tem. O PT também", argumentou.

Outras candidaturas

Tido nos bastidores como um nome que corre por fora na disputa pela presidência da Assembleia, o deputado Luiz Claudio Ro­­manelli (PMDB) declarou que, se for indicado pela bancada do partido para disputar o cargo, estará à disposição para discutir a formação da Mesa Diretora a partir do ano que vem. "Essa é uma decisão que passa, antes de tudo, pela nossa bancada. Mas eu vejo que, primeiramente, deve haver um entendimento entre os partidos originalmente de oposição ao novo governo", afirmou. "PMDB, PT, PDT, PSC e eventualmente o PV devem ter a capacidade de dialogar e construir uma agenda de trabalho pela renovação e modernização da Assembleia. Uma chapa para disputar a Mesa pode ser decorrência disso."

Há duas semanas, o atual presidente da Casa, Nelson Justus (DEM), anunciou que não tentará a reeleição para o cargo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]