• Carregando...
Presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS) | Luiz Alves/Ag. Câmara
Presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS)| Foto: Luiz Alves/Ag. Câmara
  • Deputado Mendonça Prado (DEM-SE)
  • Ex-presidente, Fernando Henrique Cardoso

O bate-boca protagonizado na quarta-feira pelo presidente da Câmara Federal, Marco Maia (PT-RS, foto), e o deputado Mendonça Prado (DEM-SE, à direita), pode se transformar numa guerra de representações na Corregedoria da Casa. O DEM ameaça entrar com uma ação contra Maia caso ele não peça desculpas públicas a Mendonça. Em resposta, o PT decidiu representar contra Mendonça, sob o argumento de que ele insuflou a galeria, ocupada por enfermeiros, contra o presidente e fez ataques ao partido. A briga entre Mendonça e Maia foi motivada pela votação do projeto que reduz para 30 horas a jornada dos enfermeiros. O deputado do DEM acusou Maia de não querer votar a propota e os dois trocaram insultos em plenário. O petista chegou a dizer que Mendonça era "um desqualificado" e estava "fazendo proselitismo". A briga continuou ontem. Em discurso na tribuna, Mendonça acusou o presidente de preconceito contra nordestino e questionou a conduta dele na disputa por cargos de segundo escalão do governo.

Em Foz

O jornalista Gilmar Piolla (PT) desistiu de disputar a prefeitura de Foz do Iguaçu e anunciou o apoio à candidatura de Chico Brasileiro (PCdoB). Piolla pode vir a ser o vice de Chico e a coligação deve ter mais sete partidos. Em sua página em uma rede social, ele disse que se rendeu à vontade da maioria. "Estarei, firme e forte, com o Chico Brasileiro. Afinal, eu sou brasileiro e não desisto nunca."

Bullying 1

O deputado estadual Adelino Ribeiro (PSL) foi vítima, nesta semana, em plenário de piadas de colegas por ter sido o único a votar contra o projeto do Ministério Público (MP) que permite a criação de 180 cargos comissionados de assessor de promotoria para a instituição. Ao lado do parlamentar, outros deputados simulavam uma conversa ao telefone com o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia.

Bullying 2

Adelino defende que o MP é incoerente ao pedir autorização para criar vagas em comissão e, ao mesmo tempo, exigir que câmaras municipais demitam comissionados. Os colegas, porém, não quiseram correr o risco de "afrontar" o MP, que tem o poder de investigar eventuais irregularidades no Legislativo

Check-up

A presidente Dilma Rousseff realizou ontem uma série de exames médicos de reavaliação do câncer linfático, doença que ela enfrentou em 2009. De acordo com a equipe médica que realizou o check-up, a presidente está bem. Dilma fez exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Antes de ir ao hospital, a presidente teve um encontro de portas fechadas com o ex-presidente Lula no gabinete presidencial na Avenida Paulista, em São Paulo.

Pelo Paraná

Durante o lançamento da chapa Luciano Ducci (PSB) e Rubens Bueno (PPS) à prefeitura de Curitiba, o governador Beto Richa (PSDB) revelou a sua intenção de ser o primeiro governador na história do Paraná a visitar todos os 399 municípios do estado. "Sei que não será fácil, mas até o fim do mandato quero fazer", disse o governador.

Pinga-fogo

"Eu não sei morder canela. Não acho apropriado para um ser humano."

De Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente, falando que não vai participar da campanha eleitoral. Na resposta, ele ironizou o ex-presidente Lula, que, ao declarar seu engajamento na campanha do ex-ministro Fernando Haddad pela prefeitura de São Paulo, disse que vai "morder a canela dos adversários" para que o petista seja eleito.

* * * * *

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia, Daniela Neves e Sandro Moser.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]