• Carregando...

Por acaso você é um daqueles jovens que ainda não tirou o título de eleitor ou que deixou pra fazer o documento apenas quando foi obrigado? Você se acha espertinho por nem querer saber de poder público? Acha que político é tudo igual, não acha? Todos vão roubar mesmo... Então deixe que roubem, tanto faz. Aposto que, se você vai às urnas, digita logo o número do candidato que está na frente – afinal, pra quê "perder o voto"? E você, que ignora tudo o que tem a ver com eleições, até acha que está protestando contra alguma coisa. Peço desculpas por te tirar dos seus sonhos, mas a verdade é que você está fazendo exatamente aquilo que muitos políticos querem.

Se este primeiro parágrafo foi uma descrição sua, não se sinta mal! Você não está sozinho: nosso país está abarrotado de gente que pensa exatamente assim e é por isso que o Brasil está como está. Provarei com o livro A Cabeça do Brasileiro (2007), do sociólogo Alberto Carlos Almeida, que traz a Pesquisa Social Brasileira. Foram ouvidas pessoas com diferentes níveis de escolaridade, com o objetivo de traçar um perfil do nosso povo. Os resultados, é claro, chocam.

Descobriu-se que 40% dos analfabetos aprovam que funcionários públicos usem os seus cargos em benefício próprio, contra apenas 3% dos que possuem nível superior completo. Quando questionados sobre como considerar a atitude do funcionário público que ajuda uma empresa a ganhar um contrato e depois recebe dela um presente, 80% dos não-alfabetizados responderam que isso é apenas um "favor". Entre os que concluíram a universidade, 72% acham que é corrupção.

No quesito política, acredito que é válido ampliar o conceito "analfabeto" para "ignorante". Aí voltamos ao seu caso, que está alheio às eleições: você tolera o que deveria ser reprovado. Basta pensar então: a quem interessa um país lotado de alienados? Àqueles homens de colarinho branco com os bolsos (e às vezes até a cueca) cheios de dinheiro. Aqueles mesmos que você vê na telinha da sua urna quando aperta os números do candidato que está no topo das pesquisas – afinal, você não quer perder o seu voto.

Mariane tem 16 anos, está no 2º ano do ensino médio e participa do Projeto Master da Gazetinha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]