Neste momento de crise da representatividade política, cinco jovens paranaenses vão passar uma semana em Brasília para atuar como se fossem parlamentares na Câmara dos Deputados, propondo e votando projetos sugeridos por eles próprios. As propostas vão da criação do piso nacional dos estagiários à redução da idade mínima para se candidatar a vereador. As votações serão simbólicas, entre os 78 jovens deputados de todo o país. Mas a iniciativa pode ser um bom caminho para que a renovação política flua.
Os estudantes participam do programa Parlamento Jovem 2015, da Câmara dos Deputados, que dá a eles a oportunidade de conhecer e experimentar, durante cinco dias, o trabalho de um parlamentar. A 12.ª edição do programa será realizada de 21 e 25 de setembro. Os selecionados são estudantes do 2.º ou 3.º ano do ensino médio. Para participar, eles elaboraram um projeto de lei para melhorar a realidade do país, com tema livre e impacto nacional. Foram selecionados pelas secretarias de Educação.
Ideias do Paraná
Entre as ideias apresentadas pelos jovens “parlamentares” do Paraná estão a criação de um piso salarial para os estagiários; a redução de 18 para 16 anos da idade para se candidatar a vereador; a proibição de importar e usar ahayuaska no país; a instituição da obrigatoriedade da realização de exames gratuitos para diagnóstico da doença celíaca nos recém-nascidos; e a criação da disciplina obrigatória nas escolas de higiene e conservação de alimentos.








