• Carregando...

Representante da oposição na comitiva do governo que viajou para as comemorações dos dez anos de lançamento das ações da Copel na Bolsa de Valores de Nova Iorque, Durval Amaral disse que o governador não usou carros alugados e só andou de táxi e metrô. O hotel também era muito simples e Requião dispensou até a sala vip do aeroporto americano.

Aplaudiu – Quem esperava que o "fiscal" da viagem apontasse algum gasto abusivo da comitiva, ficou desapontado. Pelo contrário, Amaral ainda elogiou o discurso de Requião na Bolsa de Valores. "Ele fez um pronunciamento que o mercado gostaria de ouvir." Na ocasião, o governador disse que assumiu a Copel com dificuldades financeiras e salvou a empresa da falência. Segundo ele, 16 mil americanos são acionistas da Copel e ganharam dinheiro com a estatal.

– A pressão de setores do PT que defendem prévias para a escolha do candidato a prefeito de Curitiba já chegou à cúpula do partido. Apesar de não ter dúvidas de que o melhor nome é o de Gleisi Hoffmann, o presidente estadual do PT, André Vargas, avisa que, se quiserem disputa interna, terão. Mas ele avisa: tem de ser neste ano. "Queremos enfrentar o prefeito da capital. Não tem sentido preparar uma campanha só ano que vem e ficar até lá sem saber quem será o candidato", afirma Vargas.

Duro – Pré-candidato a prefeito, o deputado estadual Tadeu Veneri (PT) avalia que o nome de Gleisi já está colocado, principalmente devido à exposição que ela teve na eleição ao Senado. Mas, segundo ele, o pleito para prefeito é outra eleição e outro momento político. Na disputa para o Senado, segundo ele, não foram debatidas propostas específicas para Curitiba. "O PT tem uma tarefa dificílima, que é disputar com um candidato que está bem nas pesquisas, é respeitado pela ampla maioria da população e tem favoritismo. Vamos precisar de um esforço adicional e um projeto definido."

Novo – O PTB pretende "sacramentar" amanhã a filiação do deputado estadual Geraldo Cartário, que deixou o PMDB logo após a eleição do ano passado. "Ele é um grande companheiro que vem prestigiar o partido", elogia o presidente estadual Alex Canziani. A idéia é reforçar o grupo político para as eleições municipais. O PTB pretende dobrar o número de prefeitos em 2008. Na última eleição, elegeu 24. Mas Canziani diz que, "com a pressãozinha do governador, muitos saíram".

Repete – No PMDB, continuam os atritos desde que o presidente municipal, Doático Santos, declarou que o partido tende a escolher como candidato a prefeito de Curitiba o reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Carlos Moreira. "Ou há participação de todos que tiveram voto em Curitiba e da militância ou não vou apoiar candidato imposto", contestou o deputado estadual Mauro Moraes. "Vamos fazer um terceiro fiasco. Fomos coadjuvantes nas duas últimas eleições e levamos um banho."

Bombeiro – Para amenizar os protestos dos deputados do partido, Doático Santos resolveu convidar Mauro Moraes para compor o conselho político do PMDB e garantiu que todos os "bem votados" na capital vão participar do processo. E ainda pediu calma às lideranças até o retorno do deputado estadual Alexandre Curi (PMDB), que está em lua-de-mel na Grécia, e vai explicar como será o direcionamento do partido em Curitiba.

Frente – O líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), diz que vai reunir a bancada amanhã para dividir tarefas. "São tantas as denúncias contra o governo que precisamos de mais gente", afirma. Na lista, estão as irregularidades na Ceasa, as ressalvas nas contas do governo de 2006 e a ação no Ministério Público contra o projeto que dá autonomia ao governador para criar e extinguir cargos comissionados.

* * * * * *

Pinga-fogo

Cresce o movimento político no Paraná para tentar barrar a instalação de duas praças de pedágio pelo governo federal entre Curitiba e Garuva. ••• O presidente da Assembléia Legislativa, Nelson Justus (DEM), que tem base eleitoral em Guaratuba, assinou requerimento apresentado por Luiz Malucelli Neto (PSDB), que pede providências à Secretaria dos Transportes. "São só 40 quilômetros e as concessionárias querem cobrar duas tarifas", critica Malucelli. ••• O advogado Nilso Sguarezi vai assumir a Secretaria Especial de Cerimonial e Relações Internacionais da prefeitura de Curitiba. ••• Ele foi advogado de algumas causas na campanha ao governo do senador Osmar Dias (PDT). ••• Animado pelos resultados das primeiras pesquisas, em que aparece com quase 5% das intenções de voto para prefeito, o deputado estadual Fábio Camargo (PTB), diz que vai reforçar sua equipe de visitadores de casa a casa. ••• "A pesquisa deixou claro que o adversário de Beto Richa no segundo turno ainda está indefinido", analisa o deputado.

* * * * * *

"Não teve nada de luxo ou ostentação. A verdade tem de ser dita. Não sei se é porque eu estava junto."

Durval Amaral (DEM), deputado estadual, sobre a viagem à Nova Iorque com o governador Roberto Requião (PMDB).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]