• Carregando...
 | Paulo Whitaker/Reuters
| Foto: Paulo Whitaker/Reuters
 |

Pinga-fogo

Ane de Araújo/Agencia Senado

"A política é uma coisa cruel. A gente lida com a ingratidão. Mas eu consigo perdoar todos os meus inimigos."

José Sarney (PMDB), presidente do Senado, explicando em entrevista qual seria a pior parte da política

O deputado federal Ângelo Vanhoni (PT, foto), relator da proposta que cria o Plano Nacional de Educação (PNE), deve divulgar nesta semana seu parecer sobre as quase 3 mil emendas apresentadas ao projeto. Encaminhado pelo governo, o PNE define as metas da educação brasileira para os próximos dez anos. Uma das principais é a universalização do ensino para toda a população de 4 a 17 anos de idade. A meta mais polêmica, no entanto, é o investimento público em educação. Hoje, União, estados e municípios aplicam juntos cerca de 5% do Produto Interno Bruto (PIB) na área. O PNE prevê a ampliação para 7%. Entidades da sociedade civil, porém, pedem 10%. Resta saber para que lado vai pender o relatório de Vanhoni.

Agora, lembrem do povão

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB, foto) cobrou que os candidatos tucanos se aproximem do eleitor da periferia nas eleições municipais. "Ou chegamos mais perto ou o fosso entre o homem público e a sociedade vai aumentar", justificou o ex-presidente que, em abril, tinha causado polêmica ao escrever em um artigo orientando o PSDB a se focar na classe média e parar de "insistir em dividir o povão com o PT".

A data

8 de novembro é o dia decisivo para a votação da reforma do Código Florestal no plenário do Senado. O relator Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) pretende apresentar seu parecer amanhã, em reunião conjunta das comissões de Ciência e Tecnologia e de Agricultura, mas já conta com um pedido de vista, o que deve adiar a votação .

Verdade

A semana começa no Senado com duas votações que reviram os acontecimentos da época da ditadura. Os senadores se preparam para votar o Projeto de Lei que cria a Comissão Nacional da Verdade – que terá a função de, no prazo de dois anos contados a partir de sua instalação, elaborar um "relatório circunstanciado" sobre registros de violação de direitos individuais contra opositores do regime militar entre 1946 e 1988.

Sigilo

Outro projeto na pauta do Senado é o que regulamenta a Lei de Acesso a Informações Públicas, que definirá o grau de sigilo de documentos oficiais e os prazos para que estes registros possam ser divulgados.

Alta

O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB), recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo, neste fim de semana, após passar por cirurgia para retirada de um pequeno tumor no cérebro. Ribeiro deve voltar nesta semana ao ministério. Enquanto esteve afastado, quem comandou a pasta foi o secretário-executivo José Carlos Vaz que é paranaense, nascido em Londrina.

Pedalada

Parte dos manifestantes contrários ao Circuito Ciclofaixa de Lazer, aberto ontem pela prefeitura, politizou as pedaladas e não poupou críticas contra o prefeito Luciano Ducci (PSB). Os bikers que acham a medida insuficiente (leia mais na página 5 do caderno Vida e Cidadania) pararam em frente ao apartamento do prefeito, gritando o nome de Gustavo Fruet (PDT), seu principal oponente nas próximas eleições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]