• Carregando...

O Tribunal de Contas marcou para a próxima quinta-feira a eleição do novo vice-presidente. O conselheiro eleito vai substituir Quielse Crisóstomo, falecido na última terça-feira. Os procedimentos na análise das contas pelo tribunal mudaram na última semana de janeiro, com a aprovação do novo regimento interno. Segundo o TCE, as alterações tornaram o trâmite de prestação de contas mais ágil.

Novas regras – O infográfico sobre o funcionamento do Tribunal de Contas, publicado na edição da última sexta-feira, contém procedimentos que sofreram alterações. O caminho das contas mudou e atualmente elas não são mais enviadas a órgãos técnicos e à procuradoria antes de chegar às mãos dos conselheiros. Segundo a coordenadoria de Comunicação Social do TCE, os processos estão sendo distribuídos diretamente aos conselheiros. Só depois são analisados pelos órgãos técnicos e procuradores. Na seqüência, retornam para último parecer dos conselheiros.

Parceria – Outra mudança é que os auditores não são mais subordinados diretamente aos conselheiros, mas existe uma vinculação para delegação das prestações de contas e composição das câmaras. A função dos auditores é elaborar o parecer prévio e relatar em plenário a prestação das contas municipais e substituir os conselheiros nas ausências e afastamentos legais.

Seca 1 – O deputado federal Assis Miguel do Couto (PT-PR) tem audiência marcada na próxima quarta-feira com a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, para pedir recursos da Bolsa-Família aos agricultores atingidos pela estiagem, no Sudoeste do Paraná. "A seca no Sul do país, que já chega ao terceiro ano consecutivo, tem deixado de ser situação de emergência e passado a problema recorrente", afirma Assis.

Seca 2 – Além de Assis do Couto, o secretário nacional da Agricultura Familiar, Valter Bianchini, vai participar da audiência com Márcia Lopes. Eles ainda aguardam um retorno para uma audiência com o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, nos próximos dias, para tratar do mesmo tema.

Em Brasília – O deputado estadual Marcos Isfer (PPS) confirmou ontem que pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados. O parlamentar, que exerce seu terceiro mandato de deputado estadual, está percorrendo o interior e no última semana passou por 20 cidades. Segundo Isfer, serão necessários 170 mil votos da legenda para cada cadeira na Câmara.

Na esquerda – Nos debates que começam amanhã entre os petistas para definir a candidatura ao Senado, a deputada federal Dra. Clair pretende conquistar a "esquerda" do partido para a sua candidatura. A outra pré-candidata, a diretora financeira de Itaipu, Gleisi Hoffmann, tem o apoio do Campo Majoritário do partido. O primeiro debate será hoje em Maringá e o segundo amanhã em Paranavaí.

Nas origens – O deputado estadual José Domingos Scarpellini (PSB) começou ontem por Apucarana uma série de visitas nos municípios da região do Vale do Ivaí. Scarpellini já foi prefeito de Apucarana e está reunindo lideranças políticas para conseguir os votos necessários para sua reeleição. O deputado pretende expor suas propostas para a expansão de redes de telefonia, situação de estradas e atendimento à comunidade.

Com as bases – A deputada estadual Luciana Rafagnin (PT) visitou ontem 140 famílias no assentamento Vitória, em Reserva do Iguaçu. Luciana também vai passar por Chopinzinho e Mangueirinha, no Sudoeste do estado. Há duas semanas, Luciana solicitou à Secretaria da Agricultura que famílias dos municípios, que sofreram com a estiagem desse ano, recebam sementes de milho e feijão dos estoques estaduais para o replantio das suas lavouras.

Reforma – O diretor-geral da secretaria municipal de Comunicação de Curitiba, Ivens Pacheco, será o novo superintendente da Secretaria de Governo, cargo que era ocupado por Luiz Malucelli Neto. Ele deixou o cargo para concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa pelo PSDB.

Pinga-fogo

* O deputado federal Dilto Vitorassi (PT-PR) pediu a interferência do Ministério do Desenvolvimento Social e do Incra no assentamento na Fazenda Araupel em Rio Bonito.

* Segundo o deputado, no dia 4 de fevereiro, um grupo armado tomou os silos e as dependências administrativas do acampamento, impondo normas coercitivas aos assentados, como o toque de recolher após o anoitecer.

* O relatório quadrimestral das contas da prefeitura será apresentado dia 24 de fevereiro na Câmara pelo secretário municipal de Finanças, Luís Eduardo Sebastiani.

* Deve sair na próxima semana o nome do substituto do presidente do Ippuc, Clodualdo Pinheiro Júnior.

* O vereador Zé Maria, líder da bancada do PPS na Câmara de Curitiba, pediu à Secretaria de Urbanismo para que o Shopping Estação reabra o acesso pela Sete de Setembro.

* Segundo o vereador, a falta da entrada foi a causa de vários atropelamentos no local.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]