• Carregando...
Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Valdir Rossoni, presidente da Assembleia Legislativa do Paraná| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
  • René Ariel Dotti, jurista

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB, foto acima), anunciou ontem que vai apresentar um projeto de resolução nos próximos dias para antecipar a eleição da Mesa Executiva da Casa de dezembro para outubro, em data ainda a ser definida. Segundo ele, que disse ter o aval dos líderes partidários para apresentar a proposta, a mudança facilitará o processo de transição e permitirá que o presidente eleito se adapte ao cargo com antecedência. Nos bastidores, porém, comenta-se que a medida seria uma forma de o tucano evitar que algum outro deputado consiga articular uma chapa de oposição a tempo da disputa, uma vez que a Casa estará mergulhada nas eleições municipais. Além disso, como é presidente em exercício do PSDB, Rossoni poderia, em troca de votos que garantam a sua reeleição, jogar com o apoio do partido a deputados que sejam candidatos a prefeito ou queiram eleger aliados no interior.

Aliás...

A ideia inicial do tucano era a antecipação do pleito para julho. No entanto, os outros deputados, sobretudo do PMDB, mataram a ideia na casca. Agora, eles exigem que a data da eleição seja marcada apenas para depois das disputas municipais, até porque, dependendo dos eleitos em cada cidade, o quadro partidário poderá permitir que se lance um nome forte de oposição ao tucano.

Alta

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), recebeu alta ontem do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O peemedebista estava internado desde o último dia 14, após sentir dores no peito. Ao sair do hospital, Sarney disse que a CPI do Cachoeira será um tempo de "muitas revelações e muitas turbulências".

Crimes na ditadura

O Ministério Público Federal em São Paulo decidiu processar criminalmente o coronel reformado Carlos Alberto Brilhante Ustra e o delegado da Polícia Civil Dirceu Gravina por crimes cometidos na ditadura militar. O MPF denunciou ontem à Justiça Federal os dois agentes do regime militar pelo crime de sequestro qualificado do bancário e líder sindical Aluísio Palhano Pedreira Ferreira, um dos desaparecidos políticos do regime militar.

Afastado

Uma decisão liminar determinou o afastamento do prefeito de Castro (nos Campos Gerais), Moacyr Fadel Júnior. O prefeito é acusado pelo Ministério Público de receber propina no valor de R$ 19 mil da empresa de transporte coletivo do município. Em troca, Moacyr teria se comprometido a aumentar o valor da tarifa de ônibus. Ontem, a assessoria do prefeito afirmou ele ainda não havia sido notificado.

Pinga-fogo

"Não pode haver campanha para a eleição do TJ, como fazem o Executivo e o Legislativo. Disputas internas podem deixar sequelas, com reflexos negativos nas decisões judiciais."

René Ariel Dotti (foto quadro), jurista, em explanação aos deputados na Assembleia Legislativa, classificando como inconstitucional a PEC que altera a forma de eleição para o comando do Tribunal de Justiça do Paraná.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia, Vinicius Boreki e Derek Kubaski, especial para a Gazeta do Povo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]