• Carregando...
 | Antônio More/Gazeta do Povo
| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Está confirmada para amanhã (16) a eleição da nova Mesa Executiva da Câmara de Curitiba. Segundo o presidente da Câmara, Paulo Salamuni (PV, foto), a votação será realizada em uma sessão extraordinária, a partir das 14 horas. Serão escolhidos pelos vereadores o presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários, o corregedor e o corregedor substituto. As inscrições e a formação das chapas devem ser consolidadas entre hoje e amanhã. Nos bastidores, tudo aponta para um "bate-chapa" entre Aílton Araújo (PSC), que deve ser apoiado pela atual gestão; e Zé Maria (SD), de oposição. Correm por fora os vereadores Pedro Paulo (PT) e Tito Zeglin (PDT).

Relatório estranho

Causou estranheza a divulgação, por parte do governo do Paraná, do Relatório Estatístico Criminal da Secretaria da Segurança Pública na manhã do último sábado. O relatório é divulgado a cada três meses e o próximo seria em janeiro, mas desta vez os dados dizem respeito somente ao mês de novembro, em que foi registrada queda de 18% no número de homicídios, segundo o governo. Durante a campanha eleitoral deste ano o governo atrasou a divulgação dos relatórios, alegando que estava impedido pela legislação eleitoral de noticiar suas ações.

Comprando votos

A eleição para a Câmara Municipal de Toledo, no Oeste do Paraná, está marcada para hoje e começou com polêmica. O vereador Eudes Dallagnol (PP), que apoia Gian de Conto (PPS), foi preso na madrugada de domingo pelo Gaeco tentando comprar o voto de Neudi Mosconi (SD). Após receber a proposta, o vereador entrou em contato com o Gaeco, que instalou escutas e câmeras em sua casa e gravou seu colega oferecendo R$ 10 mil pelo voto. Ao G1, o advogado de Dallagnol disse que a fiança já foi paga e que ele deveria ser liberado ainda no domingo.

Agenda

Amanhã: Na sessão ordinária, pela manhã, a Câmara de Curitiba deve votar a Lei da Bicicleta. O projeto, de iniciativa popular, obriga que 5% das vias públicas tenham ciclovias ou ciclofaixas.Amanhã: A CCJ da Câmara Federal vota recurso do deputado Luiz Argôlo (SD-BA) contra decisão do Conselho de Ética que recomendou a cassação de seu mandato. Argôlo é acusado de receber dinheiro e favores do doleiro Alberto Youssef.

Transparência

Segundo ranking da ONG Open Knowledge internacional, a transparência governamental no Brasil cresceu 12% entre 2013 e 2014. Ainda assim, o país caiu duas posições no ranking: de 24º para 26º, de um total de 97 países. A queda pode ser explicada pela inclusão de novos países na lista: Chile e Uruguai, os dois melhores da América Latina em 2014, não foram analisados em 2013. O Brasil aparece bem na transparência dos gastos do governo e do orçamento, mas peca na divulgação de dados sobre legislação e emissão de poluentes.

Reajuste

A Assembleia Legislativa do Paraná vota hoje projeto do Tribunal de Justiça (TJ) que reajusta o Valor de Referência de Custas em 6,75% a partir de janeiro de 2015. Isso significa um aumento linear em todos os valores de custas judiciais no estado. O projeto altera, também, o valor de alguns atos específicos. Na justificativa, o TJ argumenta que o aumento é equivalente à inflação de outubro de 2013 a setembro de 2014. Algumas mudanças teriam sido feitas para dificultar recursos meramente protelatórios.

Pinga-fogo

"Nunca faltaram problemas. Só muda o endereço. Se for esperar um momento de bonança, não sairia nunca."

Jorge Hage,  ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo. Ele pediu demissão neste mês.

Colaboraram Chico Marés e Diego Ribeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]