• Carregando...

A expectativa do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná para as eleições de domingo (5) é de que a totalização dos votos dos cerca de 7,3 milhões de eleitores no estado esteja concluída até meia-noite do mesmo dia. Em Curitiba, onde votam 1,2 milhão de eleitores, a apuração das 3.504 urnas deverá terminar por volta das 20h. Em todo o estado vão funcionar 5.777 locais de votação.

Segundo o chefe de Comunicação Social do TRE, Marden Machado, no Paraná já está tudo pronto para as eleições. Neste sábado (4), a partir das 7h, as 24.029 urnas começam a ser entregues por 2,4 mil funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), nos 399 municípios. A ECT colocou disposição da Justiça Eleitoral, mil carros e também quatro barcos, que atenderão eleitores residentes nas ilhas do litoral.

"Será uma eleição muito disputada, principalmente nos municípios do interior, onde todo o processo alterou a rotina da cidade, porque os candidatos são pessoas muito próximas ao eleitor. É um parente, vizinho, amigo, patrão", observou Machado. Ele lembrou que o Paraná tem tradição de realizar eleições em clima de tranqüilidade, sem registros de ocorrências graves. Segundo ele, a expectativa do TRE é que este ano isso se repita.

Observadores estrangeiros

O Paraná está recebendo a visita de seis observadores estrangeiros, que vão acompanhar de perto todo o processo eleitoral, desde a saída das urnas até o final das apurações. Três são do Quênia, dois de Moçambique e dois da Palestina. Eles aceitaram convite do Tribunal Superior Eleitoral [TSE] e escolheram Curitiba para o acompanhamento. O interesse deles é saber, principalmente, como funcionam as urnas eletrônicas, informou.

A segurança no dia da eleição será garantida pela Polícia Militar, que colocou todo o seu efetivo à disposição. Segundo o comandante do Comando do Policiamento da Capital (CPC), coronel Carlos Alexandre Scheremeta, aproximadamente 16 mil policiais estarão de plantão e atuarão, segundo ele, de forma ostensiva.

"A população deve ficar tranqüila, porque terá o seu direito ao voto garantido", disse. Ele lembrou que, no Paraná, uma resolução da Secretaria de Segurança Pública proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas 24 horas do domingo, dia pleito. Todos os eleitores flagrados cometendo crime eleitoral serão encaminhados ao plantão judicial, localizado nas dependências da Universidade Católica do Paraná.

O comandante lembrou que a legislação eleitoral prevê para os infratores penas de seis meses a um ano de detenção e ainda o pagamento de multas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]