Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Votação

124 urnas eletrônicas foram substituídas no PR por problemas técnicos

Em Curitiba, 17 terminais tiveram que ser trocados. Principais problemas foram falhas na habilitação, nos teclados e no sistema

Um total de 124 urnas eletrônicas de seções do Paraná apresentaram problemas técnicos e precisaram ser substituídas, nestas eleições, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Em todo o estado, operaram 25.558 terminais de votação.

Das urnas substituídas, 17 estavam em pontos de votação de Curitiba, onde 3.605 equipamentos foram usados. De acordo com a coordenadoria do TRE-PR, a maioria dos problemas descritos correspondeu a falhas na habilitação, problemas nos teclados e casos de urnas cujo sistema "travou".

Na capital paranaense, as urnas reservas ficaram em um depósito, no prédio do Fórum Eleitoral. Quando um terminal apresentava problemas, o responsável pela seção comunicava o TRE, que providenciava o envio do novo equipamento para a troca.

Votação manual

Ibaiti, no Norte do estado, foi o único município onde foi necessário recorrer a cédulas de papel para que os eleitores pudessem votar. Na 21ª seção – que fica na Escola Estadual Antonio Martins de Melo e onde estão inscritos 300 eleitores – as urnas apresentaram falhas no sistema e não puderam ser substituídas.

Apesar da votação manual, o técnico judiciário do Cartório Eleitoral do município, Gabriel de Souza Leal, disse que não havia registros de demoras ou de dificuldades para votar.

Prisões

Até as 16h, a Polícia Militar (PM) havia registrado 65 casos de crimes eleitorais no Paraná. Do total, dois casos ocorreram na capital e 14, em municípios da região metropolitana (RMC). O restante das prisões se deu em municípios do interior do estado.

O caso considerado mais grave aconteceu em Pinhais, onde os policiais flagraram um caso de transporte irregular de eleitores. O restante dos casos registrados em Curitiba e RMC dizem respeito a propaganda irregular, a chamada boca de urna.

Em Campo Mourão, no Oeste do estado, o ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste e candidato a deputado federal, Zeca Dirceu (PT), foi detido, acusado de fazer boca de urma. De acordo com o Major Antonio Padilha, da Polícia Militar (PM) do município, o Ministério Público requisitou a presença de uma equipe de policiais no Colégio João de Oliveira Gomes, que fica na região central da cidade, para atender a ocorrência.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.