• Carregando...

Um total de 124 urnas eletrônicas de seções do Paraná apresentaram problemas técnicos e precisaram ser substituídas, nestas eleições, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Em todo o estado, operaram 25.558 terminais de votação.

Das urnas substituídas, 17 estavam em pontos de votação de Curitiba, onde 3.605 equipamentos foram usados. De acordo com a coordenadoria do TRE-PR, a maioria dos problemas descritos correspondeu a falhas na habilitação, problemas nos teclados e casos de urnas cujo sistema "travou".

Na capital paranaense, as urnas reservas ficaram em um depósito, no prédio do Fórum Eleitoral. Quando um terminal apresentava problemas, o responsável pela seção comunicava o TRE, que providenciava o envio do novo equipamento para a troca.

Votação manual

Ibaiti, no Norte do estado, foi o único município onde foi necessário recorrer a cédulas de papel para que os eleitores pudessem votar. Na 21ª seção – que fica na Escola Estadual Antonio Martins de Melo e onde estão inscritos 300 eleitores – as urnas apresentaram falhas no sistema e não puderam ser substituídas.

Apesar da votação manual, o técnico judiciário do Cartório Eleitoral do município, Gabriel de Souza Leal, disse que não havia registros de demoras ou de dificuldades para votar.

Prisões

Até as 16h, a Polícia Militar (PM) havia registrado 65 casos de crimes eleitorais no Paraná. Do total, dois casos ocorreram na capital e 14, em municípios da região metropolitana (RMC). O restante das prisões se deu em municípios do interior do estado.

O caso considerado mais grave aconteceu em Pinhais, onde os policiais flagraram um caso de transporte irregular de eleitores. O restante dos casos registrados em Curitiba e RMC dizem respeito a propaganda irregular, a chamada boca de urna.

Em Campo Mourão, no Oeste do estado, o ex-prefeito de Cruzeiro do Oeste e candidato a deputado federal, Zeca Dirceu (PT), foi detido, acusado de fazer boca de urma. De acordo com o Major Antonio Padilha, da Polícia Militar (PM) do município, o Ministério Público requisitou a presença de uma equipe de policiais no Colégio João de Oliveira Gomes, que fica na região central da cidade, para atender a ocorrência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]