• Carregando...

Pelo menos 15 pessoas foram presas fazendo boca de urna no domingo (3) na Bahia, embora ninguém tenha sido detido em Salvador até o início da tarde, onde a votação corria sob clima de normalidade.

Segundo informações do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), das 15 pessoas presas, 14 estavam em Itororó, a 541 quilômetros da capital e a outra pessoa foi presa em Feira de Santana, a 107 quilômetros de Salvador.

A votação permanecia tranquila nos principais pontos da capital baiana, embora a grande movimentação tenha ficado para os panfletistas que faziam boca de urna.

A psicóloga Perla Honorato, 33, criticou a ação e cobrou a falta de fiscalização.

"As pessoas têm consciência que trata-se de um crime eleitoral, mas insistem na prática. O pior é ver que nenhuma ação é tomada para coibir a atuação dos cabos eleitorais nos entornos dos locais de votação", disse ela.

O taxista César Duarte Santos, 38, afirmou ignorar o recebimento constante dos "santinhos".

"Levo dois minutos para chegar ao meu local de votação e nesse tempo recebi 32 panfletos. É muito comum. Vou cumprir meu dever de cidadão e conquistar meu lugar ao sol", brincou ele mostrando seu traje de banho.

Santos não foi o único a votar logo cedo para aproveitar o dia e curtir uma praia. Milhares de eleitores lotaram a Orla de Salvador e mantiveram sempre assuntos políticos no centro das discussões.

As amigas Débora Gonçalves, 24, e Cristiane de Oliveira, 26, são estudantes de enfermagem e esperam que os candidatos eleitos tanto no âmbito estadual quanto no federal concentrem seus esforços na melhoria da saúde.

"Torcemos para que o acesso a saúde pública de qualidade seja uma realidade para o baiano e para o brasileiro nos próximos quatro anos", afirmaram.

A Bahia é o quarto colégio eleitoral do país e representa 7 por cento dos votos nacionais. Aproximadamente 130 mil pessoas estão trabalhando nestas eleições, sendo que 127 mil são mesários de 205 zonas eleitorais espalhadas pelo estado.

Desde as primeiras horas de votação deste domingo, 82 das 35.677 urnas tiveram de ser substituídas. Em Salvador, 17 equipamentos apresentaram problemas técnicos, segundo relatório parcial do TRE do Estado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]