• Carregando...
Alessando foi barrado pela Lei Ficha Limpa por prática de crime contra a administração pública | Divulgação/TSE
Alessando foi barrado pela Lei Ficha Limpa por prática de crime contra a administração pública| Foto: Divulgação/TSE

O candidato a deputado estadual Alessandro Meneguel, do DEM, foi o segundo a ter a candidatura barrada no Paraná com base na Lei da Ficha Limpa. Na sessão de terça-feira (3), por unanimidade, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) consideraram Meneguel inelegível. Ele ainda pode recorrer da decisão.

De acordo com o TRE-PR, a causa de inelegibilidade se deve a prática de crime contra a administração pública, que esbarra na Lei complementar 135/2010, chamada de Lei da Ficha Limpa. Meneguel é agricultor e tem 45 anos.

Ele informou à Justiça Eleitoral que seu patrimônio é composto por quotas de capital em duas empresas, uma de transportes e uma de pesca, além de ser proprietário de um empresa individual. Os valores declarados, no entanto, são simbólicos. Somado, o patrimônio é de R$ 3. Já o limite máximo que previa gastar em sua campanha eleitoral poderia chegar a R$ 2,5 milhões.

Outros pedidos

Outros seis pedidos de registro foram indeferidos pelo Tribunal na sessão de terça-feira. Foram barradas as candidaturas de Marcelo de Lima Urbaneja (PMN), Marcel Acácio de Jesus Cherubim (Psol) e Vilson Kachel (PSB), que tentavam uma vaga na Assembleia Legislativa, e de Jorge Mariano (PSL), Maria Aparecida Leonel (PMN) e Verônica de Fátima Dzazio (PRP), que pleiteavam uma cadeira na Câmara Federal.

Os registros de Urbaneja, Mariano e Maria Aparecida foram indeferidos por dupla filiação partidária; Verônica Dzazio não teria pago uma multa eleitoral; Kachel só teria apresentado as contas eleitorais de 2008 depois de pedir o registro; e Cherubim possui um condenação.

Pesca ilegal

Na semana passada, o TRE-PR barrou o primeiro candidato com base na Ficha Limpa. Erivan Passos da Silva, do PRTB, ficou inelegível por já ter sido condenado pela prática de pesca ilegal, considerada crime ambiental. Erivan é servidor público em Curitiba, tem 47 anos e pretendia disputar uma vaga de deputado estadual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]