Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2010

Candidato do DEM é o 2º barrado pela ficha limpa no PR

Na semana passada, o TRE-PR indeferiu o registro de Erivan Passos da Silva, do PRTB, que ficou inelegível por já ter sido condenado pela prática de pesca ilegal

Alessando foi barrado pela Lei Ficha Limpa por prática de crime contra a administração pública | Divulgação/TSE
Alessando foi barrado pela Lei Ficha Limpa por prática de crime contra a administração pública (Foto: Divulgação/TSE)

O candidato a deputado estadual Alessandro Meneguel, do DEM, foi o segundo a ter a candidatura barrada no Paraná com base na Lei da Ficha Limpa. Na sessão de terça-feira (3), por unanimidade, os juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) consideraram Meneguel inelegível. Ele ainda pode recorrer da decisão.

De acordo com o TRE-PR, a causa de inelegibilidade se deve a prática de crime contra a administração pública, que esbarra na Lei complementar 135/2010, chamada de Lei da Ficha Limpa. Meneguel é agricultor e tem 45 anos.

Ele informou à Justiça Eleitoral que seu patrimônio é composto por quotas de capital em duas empresas, uma de transportes e uma de pesca, além de ser proprietário de um empresa individual. Os valores declarados, no entanto, são simbólicos. Somado, o patrimônio é de R$ 3. Já o limite máximo que previa gastar em sua campanha eleitoral poderia chegar a R$ 2,5 milhões.

Outros pedidos

Outros seis pedidos de registro foram indeferidos pelo Tribunal na sessão de terça-feira. Foram barradas as candidaturas de Marcelo de Lima Urbaneja (PMN), Marcel Acácio de Jesus Cherubim (Psol) e Vilson Kachel (PSB), que tentavam uma vaga na Assembleia Legislativa, e de Jorge Mariano (PSL), Maria Aparecida Leonel (PMN) e Verônica de Fátima Dzazio (PRP), que pleiteavam uma cadeira na Câmara Federal.

Os registros de Urbaneja, Mariano e Maria Aparecida foram indeferidos por dupla filiação partidária; Verônica Dzazio não teria pago uma multa eleitoral; Kachel só teria apresentado as contas eleitorais de 2008 depois de pedir o registro; e Cherubim possui um condenação.

Pesca ilegal

Na semana passada, o TRE-PR barrou o primeiro candidato com base na Ficha Limpa. Erivan Passos da Silva, do PRTB, ficou inelegível por já ter sido condenado pela prática de pesca ilegal, considerada crime ambiental. Erivan é servidor público em Curitiba, tem 47 anos e pretendia disputar uma vaga de deputado estadual.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.