• Carregando...
Candidatos ao governo do estado no debate promovido pela APP: atenções voltadas para o confronto entre Beto e Osmar | Aniele Nascimento / Gazeta do Povo
Candidatos ao governo do estado no debate promovido pela APP: atenções voltadas para o confronto entre Beto e Osmar| Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo

Antes do encontro no SBT, Beto Richa e Osmar Dias já haviam trocado acusações ontem pela manhã durante debate na APP-Sindicato, que representa os professores da rede estadual de ensino. Até aquele momento, havia conhecimento apenas da pesquisa Ibope de anteontem. O levantamento do Datafolha seria mostrado apenas à noite, antes do duelo televisivo.

O encontro da APP teve participação dos sete candidatos ao governo. Diante de uma platéia de professores, profissionais da educação e estudantes, cada candidato teve a chance de expor os seus planos para a área. Osmar prometeu dar continuidade aos programas implantados durante o governo de Roberto Requião, incluindo a criação de um plano de carreira e reajuste salarial. Beto prometeu equiparar o salário dos professores aos dos agentes profissionais, o que significaria um reajuste de 25% no vencimentos.

O clima começou a esquentar quando os candidatos passaram a responder perguntas de membros da diretoria da APP. Ao responder sobre a privatização do ensino público, Beto disse que "ninguém da minha família comandou ação truculenta contra professores", lembrando do episódio de violência policial contra uma greve na época em que Alvaro Dias, irmão de Osmar, era o governador do estado. Osmar disse que Beto deveria falar sobre isso diretamente a Alvaro, que atualmente é senador pelo PSDB e um dos líderes do partido. A platéia assumiu uma postura mais favorável a Osmar e aos candidatos de partidos menores e mais hostil com Beto.

Quando os candidatos passaram a fazer perguntas um para o outro, Osmar perguntou ao tucano sobre uma suposta manifestação em uma reunião de professores na semana passada, em Cambé, no Norte do estado, na qual Beto teria ofendido e ameaçado de desligamento educadores que lhe faziam oposição. O tucano disse foi aplaudido pela maioria dos professores presentes no evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]