• Carregando...
Confira como está disputa pelo governo estadual |
Confira como está disputa pelo governo estadual| Foto:

A diferença entre os dois faz com que eles estejam tecnicamente empatados, já que a margem de erro é de três pontos porcentuais para cada candidato. Ou seja: Richa estaria entre 42% e 48%, enquanto Osmar teria de 37% a 43%. Como há um ponto em que as duas faixas se encontram, embora a igualdade não seja provável, considera-se que há empate técnico.

Os dois continuam sendo os únicos candidatos a pontuar na disputa. Os outro cinco inscritos – Paulo Salamuni (PV), Luiz Felipe Bergmann (PSol), Amadeu Felipe (PCB), Robinson de Paula (PRTB) e Avanilson Araújo (PSTU) – ficaram abaixo de 1% das intenções de voto.

Com isso, a tendência é de que a eleição seja decidida no primeiro turno. O segundo turno só existe quanto o primeiro colocado na eleição não consegue superar a soma de votos de todos os seus concorrentes. Como só há dois candidatos com votação expressiva, quem chegar na frente no primeiro turno já deve estar eleito.

A pesquisa Datafolha, porém, mostra que ainda há um número grande de indecisos. Faltando apenas 16 dias para a eleição, 11% dos paranaenses ainda não sabem em que candidato devem votar para o governo. O número é duas vezes o tamanho da diferença entre os líderes e a conquista desses indecisos deve ser fundamental para o resultado da eleição.

Otimistas

As duas candidaturas disseram que recebem "com otimismo" os números. Em Francisco Beltrão, no Sudoeste, onde visitava um Centro de Tradições Gaúchas, Richa afirmou que, a duas semanas da eleição, está confiante na vitória. "Pesquisa é uma montanha russa. Cada instituto tem seus números, sua metodologia, uns são mais confiáveis, outros nem tanto. Para mim, as que valem são as pesquisas que eu faço diariamente por todo os municípios por onde passo. Recebo o calor humano, a certeza de que estamos no caminho certo", declarou Richa.

Osmar Dias continua não comentando pesquisas de intenção de voto. No entanto, o deputado estadual Ênio Verri, presidente estadual do PT, um dos partidos da coligação de Osmar, afirmou ontem que a subida do candidato "já era esperada".

"A coordenação da campanha se ajustou, a campanha está na rua, a participação do presidente Lula ficou mais frequente. Essa diferença já vinha caindo, mas os institutos demoram a captar isso. Acreditamos que na próxima pesquisa o Osmar já deve aparecer na frente", disse.

O Datafolha ouviu 1.246 pessoas em 47 municípios paranaenses entre os dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o número 21.776/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 30.034/2010.

Veja abaixo as metodologias das pesquisas anteriores

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]