• Carregando...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , Ricardo Lewandowski, revelou neste domingo (3) que, até o momento, a votação está "muito tranquila" em todo o país.

"Não há nenhum incidente, e está sem grandes filas. Tivemos apenas um probleminha no Amazonas, em que uma urna foi enviada para um local errado, mas já está será procedida a apuração manual. É um pequeníssimo problema. Apenas 0,1% das urnas tiveram de ser substituídas até o momento, porque apresentaram um probleminha de última hora. As eleições estão transcorrendo na mais perfeita normalidade", afirmou.

Ele também explicou que o título de eleitor torna a votação mais rápida, embora o documento não seja mais obrigatório para que o eleitor possa registrar seu voto. "O título continua sendo um documento muito importante, porque quando é levado pelo eleitor, ele será identificado de forma mais rápida e isso acelerará o processo de votação, diminuindo as filas", disse o presidente do TSE, que furou fila ao votar neste domingo.

Ricardo Lewandowski disse ainda que praticamente todos eleitores brasileiros no exterior já votaram, "salvo em uma cidade por conta do fuso horário". "Tivemos um problema em Paris por conta da greve que lá existiu, que impediu que a urna chegasse ao local no prazo e teve que fazer em papel. Mas, dentro das próximas horas, todos terão cumprido seu dever cívico", declarou.

Sobre os registros indeferidos, o presidente do TSE lembrou que isso acontece em todas eleições. Segundo ele, a lei da Ficha Limpa apenas aumentou o número de pedidos indeferidos. "A Justiça eleitoral como um todo envidará todos esforços para que tenhamos o máximo de recursos julgados antes do segundo turno, e certamente antes da data da diplomação dos candidatos", disse Lewandowski.

Na avaliação do presidente do TSE, a Justiça Eleitoral tem condições de dar esse resultado. "A nova lei estabelece que os candidatos com o registro indeferido não terão os votos oficialmente proclamados. Serão computados, mas irão para um arquivo separado. Decidimos no final da sessão da sexta-feira passada que os candidatos, e os eleitores, partidos políticos, mídia, terão conhecimento dos votos conferidos aos candidatos com registro indeferidos. Poderão ser conferidos na internet, no site do TSE, e também nos TREs", declarou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]