• Carregando...
 |
| Foto:

Por que quero ser governador

Candidatos contam os motivos pelos quais querem ocupar o cargo político mais importante do estado.

Confira os artigos

Justiça

Datafolha continua proibido

Ao contrário da pesquisa Ibope/RPC, o levantamento do Datalfolha sobre a corrida ao governo do Paraná permaneceu com a divulgação proibida. Ontem, a ministra Carmen Lúcia, do TSE, negou um recurso do instituto para liberar a divulgação dos números porque o pedido foi protocolado fora do prazo legal. A impugnação da pesquisa no TRE-PR foi obtida pelo PRTB, sob a justificativa de que havia falhas metodológicas. O Datafolha nega qualquer irregularidade.

  • Confira: Beto Richa e Osmar Dias estão rigorosamente empatados

A última pesquisa divulgada antes do primeiro turno mostra os dois principais candidatos ao governo do Paraná – Beto Richa (PSDB) e Osmar Dias (PDT) – rigorosamente empatados. De acordo com o levantamento Ibope/RPC divulgado ontem, os dois aparecem com 45% das intenções de voto. Considerando apenas os votos válidos, ambos têm 49%, o que levaria a eleição para o segundo turno. No entanto, como ainda há 5% de indecisos, a definição da campanha hoje mesmo ou a realização de um outro turno está nas mãos de cerca de 380 mil eleitores.Em relação à pesquisa anterior Ibope/RPC, que havia sido divulgada no dia 9 de setembro, Richa perdeu dois pontos e caiu de 47% para 45%. Já Osmar saltou sete pontos, indo de 38% também para 45%. Ao contrário do último levantamento, quando os demais candidatos não atingiram 1%, Luiz Felipe Bergmann (PSol) e Paulo Salamuni (PV) agora têm 1% cada um. Brancos e nulos somam 3%, enquanto os indecisos são 5%.

Esses 5% são justamente o fator crucial para o desfecho da eleição ao governo do estado. Isso porque a Justiça Eleitoral usa apenas os votos válidos para contabilizar o resultado do pleito, excluindo brancos e nulos. Dentro dessa regra, a única possibilidade de um dos candidatos ser eleito já no primeiro turno é se obter 50% mais um dos votos válidos. Como Richa e Osmar têm 49% dos votos válidos cada um, fica aberta a possibilidade de haver segundo turno no Paraná. No entanto, se os 380 mil eleitores que se disseram indecisos na pesquisa Ibope/RPC escolherem um dos dois candidatos, ele poderia ser eleito já no primeiro turno.

Proibição

O levantamento Ibope foi o primeiro divulgado por um grande instituto no Paraná em duas semanas. A coligação de Beto Richa vinha entrando na Justiça contra todas as pesquisas, alegando que suas metodologias eram inadequadas. A Justiça acolheu o argumento e probiu a divulgação de resultados de sete pesquisas.

A divulgação da pesquisa Ibope/RPC a um dia do primeiro turno da eleição para governador só foi possível graças a uma liminar concedida na última sexta-feira pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele atendeu a um recurso do Ibope contra a decisão do juiz eleitoral do Paraná Luciano Carrasco, que, na última quinta-feira, havia suspendido a publicação.

Análise

Em conversa realizada ontem com eleitores por meio do Twitter, Richa voltou a dizer que os levantamentos impugnados por sua campanha "não tinham metodologia adequada", tanto que o colegiado do TRE "reconheceu isso por unanimidade". O tucano também desqualificou indiretamente a pesquisa Ibope/RPC, afirmando que "a Justiça deve prevalecer", e evitou comentar o empate entre ele e Osmar. "Na última eleição, os dois principais institutos de pesquisa (Ibope e Datafolha) erraram feio", limitou-se a declarar. Em 2006, os institutos previam uma vitória fácil de Roberto Requião (PMDB) contra Osmar – no segundo turno, o peemedebista foi reeleito governador por uma diferença de apenas 10 mil votos.

Ao comentar o resultado da pesquisa, ontem, em Maringá, Osmar afirmou ter recebido os números com "comemoração, mas com cautela". Segundo ele, a sua ascensão durante o mês de setembro mostraria o motivo de Richa estar impugnando a divulgação de vários levantamentos. "Estamos em tendência de crescimento e ele (Richa), de queda. Desde a última divulgação, mantivemos o nosso crescimento", declarou. Questionado se esperava uma eleição apertada assim como em 2006, o pedetista disse que vai vencer já no primeiro turno e "com uma boa vantagem".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]