• Carregando...

A esposa de Joaquim Roriz (PSC), Weslian Roriz, protocolou na tarde deste sábado (25) o pedido de registro de sua candidatura ao governo do Distrito Federal no Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF). Com isso, Weslian substitui seu marido, o ex-governador, na chapa que concorre ao governo local.

Roriz anunciou na tarde de sexta (24) a sua desistência da candidatura após sessão de julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que terminou empatado na madrugada desta sexta (24).

Diante do impasse, o STF decidiu suspender o julgamento por tempo indeterminado. Com isso, Roriz não tem a garantia de que a candidatura dele não seria barrada às vésperas ou mesmo depois da eleição. A expectativa é que o STF volte a discutir o assunto na próxima semana.

TSE

Roriz havia apresentado um recurso contra decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que barrou sua candidatura ao governo local. No início da noite de sexta-feira, os advogados de Joaquim Roriz protocolaram no STF o pedido de desistência do recurso.

O TSE baseou a decisão na Lei da Ficha Limpa, que impede a candidatura de políticos com condenações em órgãos colegiados da Justiça ou que renunciaram ao mandato para escapar de processo de cassação. Em 2007 , Roriz renunciou ao mandato de senador antes que uma investigação fosse iniciada no Conselho de Ética do Senado.

Manifesto

Em seu site oficial, Roriz publicou um texto intitulado "Manifesto de Roriz ao povo de Brasília", pelo qual fez o anúncio da renúncia.

"Não posso mais ser candidato. Mas a eleição correrá em meu nome e o povo de Brasília me honrará, elegendo Governadora minha amada esposa, companheira de meio século, Dona Weslian Roriz, competente, honrada, humana e digna. Estarei com ela a cada minuto, da mesma forma que ela sempre esteve comigo, e foi a grande responsável pela alta dose de humanismo dos quatro períodos de governo que chefiei", diz o texto.

No "manifesto", o candidato se defendeu. "Minha ficha é limpa e minha consciência mais limpa do que a consciência dos que me acusam sem provas; [...]Para isso valeu tudo: rasgaram a Constituição; jogou-se no lixo os princípios gerais do Direito; construíram interpretações, e, no meu caso particular, ignoraram que nunca foi aberto contra mim qualquer processo com base "quebra de decoro parlamentar" e jamais sofri condenação transitada em julgado em qualquer esfera do judiciário", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]