• Carregando...

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso avaliou nesta segunda-feira (18) como totalmente eleitoreira a declaração do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, de que seu governo pretendia desmembrar e posteriormente, privatizar a estatal.

"Só pode ser eleitoral, não tem base nenhuma e nunca esteve em cogitação a privatização da Petrobras", disse o ex-presidente. De acordo com FHC, ele e o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, lutaram pela Petrobras e pela quebra do monopólio estatal no setor de petróleo. "Nós mantivemos a Petrobras, que é uma grande companhia."

Fernando Henrique destacou ainda que em sua gestão a exploração do petróleo no País aumentou muito mais que no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Nós transformamos a Petrobras no que ela é hoje", afirmou, antes de evento na capital paulista em que integrantes do PV pretendem declarar apoio a Serra, entre eles Fernando Gabeira e Fabio Feldmann, ex-candidatos a governador do Rio de Janeiro e de São Paulo, respectivamente.

Na semana passada, Gabrielli divulgou nota acusando o governo anterior de ter preparado a Petrobras para a privatização. "Para o governo FHC, a Petrobras morreria por inanição. Os planos do governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso eram para desmontar a Petrobras e vendê-la", afirmou, acrescentando que uma das estratégias teria sido a divisão da empresa em unidades autônomas de negócios que seriam repassadas à iniciativa privada.

Fernando Henrique também criticou a intromissão do presidente da maior estatal do País na disputa eleitoral deste segundo turno da campanha presidencial. "É lamentável que o presidente de uma empresa estatal, que ademais é mista, se meta na política dessa maneira e com injúrias e com mentiras", disse o tucano, lembrando que "não é a primeira que vez Gabrielli faz declaração semelhante".

Meio ambiente

O ex-presidente da República disse ter sido o primeiro a concordar com a organização ambiental Greenpeace na defesa da meta de desmatamento zero na Amazônia. "Eu acho esse fato (o apoio de integrantes do PV) agora muito importante", afirmou. "O PSDB está se comprometendo com as teses da sustentabilidade."

Perguntado se estava atuando como cabo eleitoral e pedindo apoio ao candidato Serra, FHC disse que participa da campanha dentro de limites e negou agir como o presidente Lula, que segundo ele se comporta como cabo eleitoral da candidata do PT, Dilma Rousseff. "Nunca fui em nenhum momento cabo eleitoral. Só dou minha opinião."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]