• Carregando...
Veja o nome e o número de urna dos candidatos aos cargos majoritários em disputa |
Veja o nome e o número de urna dos candidatos aos cargos majoritários em disputa| Foto:

Essencial

O primeiro turno da eleição será realizado neste domingo, dia 3 de outubro, das 8 h às 17 horas.

Local

Caso não saiba o seu local de votação, entre no site do TSE (www.tse.gov.br) e consulte o endereço.

Documento

Para votar, você vai precisar apresentar um documento oficial com foto (carteira de identidade, passaporte, carteira de trabalho, certificado de reservista ou carteiras funcionais). Neste ano, não será possível votar apenas com o título de eleitor.

Justificativa

Caso esteja fora do seu domicílio eleitoral, você deve justificar sua ausência. A justificativa deve ser apresentada hoje ou nos próximos 60 dias. Para justificar a ausência, procure um cartório eleitoral ou os locais de votação e preencha o formulário de requerimento de justificativa eleitoral.

A apuração das eleições deste ano poderá ser acompanhada em tempo real no site da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br/votoconsciente), que fechou parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números da apuração começarão a ser divulgados a partir das 18 horas deste domingo. A Justiça Eleitoral prevê que a apuração será concluída até a meia-noite. A apuração em tempo real é uma das novidades da Gazeta do Povo nessas eleições. Além disso, neste ano foi criado um portal com o perfil de todos os concorrentes do Paraná e dos candidatos à Presidência. No Candibook (www.gazetadopovo.com.br/votoconsciente/candibook), o eleitor também pode ver vídeos com depoimentos dos candidatos, que foram questionados por jornalistas da Gazeta sobre suas intenções políticas e principais propostas.

Voto sem problemas

No site também é possível consultar o número de urna dos concorrentes. Anotar os números desses candidatos numa espécie de cola é fundamental para não ter dificuldades na hora de votar. A medida é, inclusive, recomendada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Recorte o modelo ao lado. Se precisar de mais colas, você pode acessar o www.gazetadopovo.com.br/votoconsciente e imprimir o modelo disponível.

Para facilitar a votação, também fique atento à ordem dos cargos nas urnas. Ao todo, o eleitor terá de escolher seis candidatos. O primeiro voto será para deputado estadual. Neste caso, são cinco dígitos. Depois de conferir se o nome e a foto correspondem ao do candidato escolhido, o eleitor deve teclar confirma. Caso não seja o candidato escolhido, o eleitor deve teclar corrige e inserir os dados corretos. Em seguida, o voto é para deputado estadual. Para este cargo, são quatro algarismos. O procedimento de votação é o mesmo do anterior.

Na eleição dos cargos proporcionais – deputado estadual e federal –, o eleitor também pode optar pelo voto de legenda. Para isso, basta colocar os dois dígitos que correspondem ao partido que pretende beneficiar. Depois de concluída a votação para deputado, o eleitor deverá escolher seus representantes no Senado.

É preciso ficar atento porque neste ano devem ser escolhidos dois candidatos a senador. A urna abrirá espaço para inserir a sua primeira opção ao Senado – são três dígitos. Depois de teclar confirma, será aberto espaço para o outro candidato. Se o eleitor votar duas vezes no mesmo candidato ao Senado, esse segundo voto será anulado. A urna emitirá um aviso de que o candidato está repetido e que o voto é nulo. Para voltar atrás, o eleitor deve apertar a tecla corrige e inserir o número do seu segundo candidato ao Senado.

Concluída a votação nos candidatos a senador, será aberta a opção para o candidato ao governo. Neste caso, são dois dígitos, que correspondem ao número do partido do candidato. A votação é concluída com o voto para presidente. Também são dois algarismo. Depois de o eleitor apertar a tecla confirma, a urna emitirá um sinal sonoro e mostrará uma mensagem que indica que a votação foi concluída. A expectativa do TSE é que neste ano o eleitor levará cerca de 1 minuto e 30 segundos para votar, caso realize a votação sem erros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]