• Carregando...
Preparação das urnas: previsão é que a apuração seja concluída até a meia-noite | Wilson Dias / Agência Brasil
Preparação das urnas: previsão é que a apuração seja concluída até a meia-noite| Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
  • Saiba como acompanhar o desempenho dos seus candidatos

O eleitor poderá acompanhar amanhã a apuração do resultado das eleições em tempo real no site da Gazeta do Povo. Por meio de uma parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), será possível acompanhar voto a voto o desempenho de todos os candidatos a cada um dos cinco cargos em disputa no pleito deste ano. Os números da apuração serão divulgados no site a partir das 18 horas. A previsão da Justiça Eleitoral é que a apuração no Paraná seja concluída até a meia-noite de amanhã.

O site Voto Consciente será abastecido automaticamente pelo TSE assim que os votos de cada urna forem sendo contabilizados. Além disso, desde as primeiras horas de amanhã uma equipe de cerca de 50 jornalistas estará trabalhando para trazer informações sobre o dia da eleição. Repórteres da Gazeta do Povo irão acompanhar a movimentação nas principais seções eleitorais do estado, bem como o momento da votação dos principais candidatos ao governo e ao Senado.

A novidade da cobertura deste ano é que, além dos dados publicadas na forma de texto, o site trará informações em áudio. Especialistas e colunistas da Gazeta do Povo também farão análises das eleições federal e estadual por meio de áudios e vídeos que serão publicados ao longo do dia na internet.

"Será uma cobertura inédita, ágil e inteligente. Vamos trazer as principais informações do dia e ir além, para ajudar o leitor a entender e experimentar os fatos", afirma o editor do site Voto Consciente, Luís Celso Jú­­nior. "As notícias mais imediatas serão colocadas no site em texto e em áudios curtos, que serão gravados por repórteres em todo o estado. E, em diferentes momento do dia, boletins em vídeo com colunistas da Gazeta do Povo vão trazer a análise dos acontecimentos de destaque. Além, é claro, da apuração dos votos em tempo real."

Candibook

Quem ainda não definiu o voto tem até amanhã para acessar o Candibook – Portal dos Candidatos –, página criada pela Gazeta do Povo para ajudar o eleitor indeciso e estimular o voto consciente. Lançado há um mês, o portal é um banco de dados on-line de todos que concorrem às eleições pelo Paraná e dos concorrentes à Presidência. São quase mil páginas, com o perfil completo de cada candidato, foto, nome e número de urna. Pelo Candibook, o eleitor pode consultar a declaração de bens, a prestação de contas e as certidões criminais encaminhadas pelo concorrente à Justiça Eleitoral no momento do pedido de registro da candidatura.

Além disso, estão disponíveis links para sites pessoais dos concorrentes e o endereço dos perfis deles em várias mídias sociais como Orkut, Facebook e Twitter. Um dos grandes diferenciais do Candibook é um vídeo de aproximadamente dois minutos com os concorrentes. As entrevistas foram gravadas por jornalistas da Gazeta do Povo questionando os candidatos sobre suas propostas e motivações políticas. São aproximadamente 500 vídeos que, juntos, totalizam 17 horas de entrevistas.

No site, o eleitor poderá conhecer também um lado mais curioso dos candidatos, que normalmente não é apresentado no horário eleitoral gratuito. É possível saber, por exemplo, onde nasceu, a cidade em que vive atualmente, qual religião o candidato segue, qual é seu ídolo e para qual time de futebol torce. Para reunir todas estas informações, uma equipe com seis jornalistas se revezou em dois turnos para entrar em contato com todos os candidatos de cada um dos 26 partidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]