• Carregando...

Entidades de combate à corrupção eleitoral lançaram ontem o portal do Ficha Limpa (www.fichalimpa.org.br), um site que vai cadastrar os candidatos que passarem pela peneira das novas regras eleitorais e que se comprometerem a prestar contas da arrecadação e das despesas da campanha em tempo real, pela internet. Segundo informações do Instituto Ethos, os concorrentes poderiam divulgar a prestação de contas voluntária de suas campanhas eleitorais, com informações semanais da origem e do montante de recursos obtidos, bem como o de gastos realizados. Assim, os políticos poderiam se antecipar à legislação eleitoral, que divulga a prestação de contas 30 dias após o término do pleito.

O site começa a funcionar hoje e as informações dos candidatos cadastrados de todos os estados e Distrito Federal estarão disponíveis para qualquer internauta. Há um sistema de busca que pode combinar filtros como nome, número de inscrição no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), idade, gênero, cor/etnia, cargo a que concorre, estado e partido.

O site também permitirá ao internauta questionar o teor das informações dos candidatos registrados a partir da apresentação de documentos comprobatórios. As possíveis denúncias serão recebidas pelo administrador do site e encaminhadas aos tribunais estaduais e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]