• Carregando...
Lula e Dilma estarão em Curitiba nesta sexta-feira e sábado | Bruno Domingos/Reuters
Lula e Dilma estarão em Curitiba nesta sexta-feira e sábado| Foto: Bruno Domingos/Reuters

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem a Curitiba nesta sexta-feira (30) para participar de um encontro com empresários paranaenses. No sábado (31), ele participa de um comício na Boca Maldita, Centro da capital, com a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Lula e Dilma já fizeram comícios no Rio de Janeiro e em Pernambuco. Nesta quinta-feira (29) os dois sobem no palanque em Porto Alegre.

Em Curitiba, o presidente e a candidata petista participam de um encontro com empresários, organizado pela Federação da Indústrias do Paraná (Fiep). O evento faz parte de uma série de debates que a entidade está promovendo com os principais candidatos à Presidência. Para o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, o período eleitoral é propício para que a sociedade reforce seus pleitos junto à classe política. "É o momento de apresentarmos aos candidatos qual é a agenda de desenvolvimento para que o Estado possa ter um crescimento sustentável e harmonioso, que seja benéfico para todos", disse. O evento acontece às 20 horas no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep). A primeira a participar, em abril, foi a candidata do Partido Verde, Marina Silva. Segundo a Fiep, o candidato José Serra (PSDB) já foi convidado, mas a data do encontro ainda não foi definida.

No sábado, Lula e Dilma sobem juntos no palanque montado na Boca Maldita. Será o quarto comício da campanha petista com a participação do presidente. Também devem participar o senador Osmar Dias (PDT), candidato ao governo do estado da coligação que inclui PDT, PMDB, PT, PSC-PR e PcdoB, além dos candidatos ao Senado, Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT).

Para Gleisi, a vinda do presidente vai fortalecer a campanha. "A união entre os governantes é fundamental, pois quando todos trabalham na mesma direção, é muito mais fácil desenvolver ações em benefício do povo paranaense", disse. Durante um encontro de campanha, em Quatro Barras, que reuniu os principais candidatos da coligação, foi anunciado que haveriam ônibus a disposição da pessoas que quisessem participar do comício. Lula e Dilma dividiram o palanque pela primeira vez nesta campanha no Rio de Janeiro no último dia 16. O evento reuniu cerca de 6 mil pessoas. Na semana passada, a comitiva escolheu Garanhuns, reduto do presidente Lula, para um "comício reservado". Nesta quinta, foi a vez de Porto Alegre, onde Dilma iniciou sua carreira política.

Durante a visita a capital gaúcha, Lula negou que irá se licenciar do cargo para participar de alguma etapa da campanha de Dilma. "Não seria justo ser presidente da República e se licenciar para disputar uma campanha eleitoral", disse. "O presidente precisa governar até 31 de dezembro, e ainda agir como se o fosse até as 10 horas (do dia 1º de janeiro), quando o eleito for homologado pelo Congresso", justificou. "Aí, sim, estarei de licença para outras campanhas", acrescentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]