• Carregando...

Dos 54 senadores em fim de mandato, mais da metade disputa reeleição

Dos 54 senadores cujos mandatos se encerram no começo do próximo ano, vinte e nove disputam reeleição para tentar continuar em seus cargos, conforme levantamento feito pelo G1.

Em outubro, dois terços das cadeiras no Senado serão renovados, o que ocorre a cada oito anos. Um terço dos mandatos, que são dos senadores eleitos em 2006, termina no começo de 2015. Por conta disso, cada eleitor terá que votar, em outubro próximo, em dois candidatos ao Senado.

Dos 81 senadores, vinte e oito afirmaram não ter registrado candidatura a cargo nenhum – dezoito deles porque têm mandato até 2015 e dez, cujos mandatos terminam agora, disseram que não vão concorrer a nenhuma função eletiva. O prazo para registro das candidaturas terminou no dia 5 de julho e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve divulgar nos próximos dias os nomes de todos os candidatos.

Levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) mostra que mais 80% dos deputados federais tentarão a reeleição neste ano. O levantamento mostra ainda que 34 parlamentares não vão disputar nenhum cargo em outubro, enquanto 32 buscarão uma vaga no Senado Federal.

De acordo com o Diap, 420 dos 513 deputados federais tentarão continuar por mais quatro anos no cargo, o equivalente a 81,87%. Somente nos estados do Amapá e do Rio Grande do Norte todos os deputados federais buscarão a reeleição.

Entre os parlamentares que não buscarão a reeleição estão alguns que buscarão alçar outros vôos. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), e Índio da Costa (DEM-RJ), por exemplo, disputarão a vaga de vice-presidente da República nas chapas de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB), respectivamente.

Outros 10 deputados federais vão tentar assumir os governos de seus estados, enquanto 8 são candidatos a vice-governador. Cinco deputados federais, por sua vez, vão buscar vagas nas Assembléias Legislativas.

Entre os que buscam outros cargos, no entanto, a maioria deseja continuar dando expediente no Congresso Nacional. São 34 os deputados federais que buscarão vagas no Senado. Outros dois deputados são candidatos a suplente de senador.

O PT é o partido que mais tem deputados federais querendo virar senador. São oito petistas buscando vagas na outra casa legislativa. No PMDB, cinco deputados federais miram o Senado, enquanto no PSDB, no DEM e no PP três buscam o mesmo caminho.

Entre os que não disputarão a eleição, a maior parte é de partidos de oposição ao governo federal. Segundo os dados do Diap, 13 deputados do DEM, 3 do PSDB e 4 do PPS desistiram de enfrentar as urnas em outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]