• Carregando...
Colégio Leôncio Correia, em Curitiba, teve movimento intenso, sujeira e filas | Marcelo Elias / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Colégio Leôncio Correia, em Curitiba, teve movimento intenso, sujeira e filas| Foto: Marcelo Elias / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Acompanhe cobertura multimídia

A Gazeta do Povo inova na cobertura das eleições deste ano e traz para o internauta uma série de podcasts (áudio) e vídeocasts (vídeo) com entrevistas, informações e todos os detalhes das eleições.

Clique aqui e confira

  • Filas muito grandes no maior colégio elitoral de Curitiba

O Colégio Estadual Leôncio Correia, localizado no bairro Bacacheri, registrou movimento intenso pela manhã. Maior colégio eleitoral da capital, o local teve filas com mais de 20 pessoas e alguns eleitores chegaram a esperar de 20 a 30 minutos para votar.

"Eu já esperava o grande número de pessoas, mas não tanto", afirma o eleitor, Antônio José Moreira (61). O trânsito nas proximidades do colégio estava bastante complicado no final da manhã. Nenhum agente de trânsito estava orientando os motoristas.

Já para um eleitor que vota há 20 anos no mesmo local, Paulo Roberto Rubine, de 60 anos, o que lhe impressionou foi a quantidade de santinhos espalhados entorno do colégio. "Ficou a campanha inteira sem sujeira, mas no último dia os candidatos sujaram tudo", reclama.

Para o secretário de prédio responsável pelo colégio eleitoral Leôncio Correia, Marcelo de Oliveira, os maiores problemas registrados foram casos em que eleitores não portavam o título de eleitor, ou seja, desconheciam a zona e a seção onde costumam votar. Segundo Oliveira, cerca de 100 casos - de eleitores que não sabiam seu local de votação- foram registrados pela manhã no colégio.

Diante disso, o secretário orienta para que os eleitores liguem para o Tribunal Superior Eleitoral do Paraná para descobrir o local de votação. Até o fim da manhã, nenhuma urna eletrônica apresentou problemas.

Cidadania

Em meio a filas e queixas de eleitores foi possível achar pessoas que são exemplos de cidadania. Com seus 85 anos de idade, dona Angelina Souza Costacurta, saiu da cabine de votação sorridente. "Precisamos defender a pátria, porque a coisa está feia. Enquanto eu estiver viva, vou votar", disse dona Angelina.

Acompanhada pelo seu filho, Belson Costacurta (50) , ela fala também sobre as várias platinas espalhadas pelo seu corpo, resultado de três quedas, mas que mesmo assim, não a impede de votar em todas as eleições. "Faz mais de 40 anos que voto aqui [Colégio Leôncio Correia] e já nem lembro mais do dia em que votei pela primeira vez".

Justificativas em Curitiba

Outra situação recorrente no maior colégio eleitoral da cidade são de eleitores que votam em Curitiba, porém querem justificar o voto pelo fato do seu local de votação ser distante de sua residência. O secretário orienta para que neste caso os eleitores dirijam-se para o seu local de votação. Até o momento foram registrados 10 casos semelhantes de justificativa do voto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]