• Carregando...

A presidenciável Marina Silva apresentou nesta terça-feira (27), em São Paulo, a versão ampliada de suas diretrizes para o programa de governo. O novo documento preserva os itens já apresentados no documento entregue à Justiça Eleitoral para o registro da candidatura e reforça o compromisso da campanha com medidas na área da educação, da segurança, da saúde e da sustentabilidade.

De acordo com a coordenação da campanha, o trabalho é resultado do esforço de 92 especialistas em diversas áreas. Com 38 páginas, o documento tem como principais temas: cidadania, educação, economia, proteção social, qualidade de vida, cultura e política externa.

Marina destacou que a campanha recebeu mais de 900 colaborações através da internet para a elaboração do programa. "Estamos mostrando que é possível um processo aberto para a feitura de um programa de governo. Queremos o melhor do melhor da sociedade brasileira", disse.

A candidata destacou que o documento apresenta diretrizes porque não é possível, sem conhecer detalhes do Orçamento, planejar a execução das medidas.

Educação

Na área da educação, a campanha acrescentou dois novos itens às propostas e mudou a redação de um dos artigos. O PV deixou mais claro o compromisso com a valorização dos profissionais do setor, tanto com a melhoria dos salários como do seu nível de formação.

Foram acrescentados ainda a necessidade de garantir acesso à "educação integral" e também estabelecer o "diálogo constante entre saber científico e popular".

A versão ampliada das diretrizes dá novos destaques para itens relacionados à sustentabilidade. A campanha destaca a necessidade do investimento em "energia limpa", destaca a necessidade de incentivar o "turismo sustentável" no Brasil.

A "Previdência" ganhou um tópico exclusivo, no qual é destacada a necessidade de ser realizada a reforma previdenciária e o fortalecimento da regulamentação dos planos privados.

Na área da segurança, foram acrescentados tópicos nos quais são desdobrados temas como "política de drogas e desarmamento", "prevenção e combate à violência contra crianças e adolescentes", além de defender uma "nova estrutura institucional da segurança pública".

O candidato a deputado federal e ex-coordenador da campanha presidencial do PV, Alfredo Sirkis, destacou que na cultura política brasileira as propostas de governo costumam ser moldadas por pesquisas e pelo marketing político. Para ele, o PV quer mudar isso e colocar o programa no centro das discussões. "Para gente, programa é uma bússola."

O secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo, Eduardo Jorge, destacou que, na questão da saúde, três pontos são o norte do programa de Marina. "Trabalho intersetorial, foco na atenção primária e garantir o dinheiro que a saúde precisa para trabalhar."

Sirkis defendeu que há grande diferença entre o programa de 1998 e 2010, quando ele foi candidato pelo PV. "São duas situações totalmente diferentes. A minha foi uma candidatura de testemunho. Havia um objetivo claro de fazer o Partido Verde mais conhecido no Brasil", lembra Sirkis, candidato à Presidência em 1998. "Tudo que está ali (no atual documento) é factível."

Diretrizes x programa executivoMarina defendeu que esta versão das diretrizes, que devem sofrer uma consolidação em setembro. Segundo ela, seria irresponsável estabelecer metas executivas. "Não vimos fingir que vamos fazer algo operacional que não é possível agora", afirma Marina.

Os coordenadores da elaboração do documento lembraram que os adversários estão atrasados em relação ao tema. José Serra (PSDB) apresentou ao TSE dois discursos como diretrizes, enquanto Dilma Rousseff (PT) chegou a alterar o documento entregue com suas propostas.

O empresário e candidato a vice-presidente, Guilherme Leal, defendeu, porém, o fato que de muitas das diretrizes apresentadas já trazerem metas específicas. Ele citou como exemplo a meta de crescimento do gasto público corrente. "Estamos dizendo que os gastos crescerão em um patamar abaixo do crescimento do PIB", disse o candidato a vice. Ele colocou em dúvida se outras candidaturas já tinham estabelecido metas parecidas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]