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“Por meio da entrevista no ponto de fluxo, você consegue atingir as pessoas com bastante celeridade [...]. ”
Antônio Lavareda, sociólogo e cientista político | Rodolfo Bührer/ Gazeta do Povo
“Por meio da entrevista no ponto de fluxo, você consegue atingir as pessoas com bastante celeridade [...]. ” Antônio Lavareda, sociólogo e cientista político| Foto: Rodolfo Bührer/ Gazeta do Povo

A diferença entre as metodologias aplicadas pelo instituto Vox Populi e o Datafolha em suas pesquisas eleitorais é a principal explicação para a discrepância entre os resultados dos dois levantamentos para a disputa presidencial. Divulgada na sexta-feira, a pesquisa Vox Populi mostrou a candidata do PT, Dilma Rousseff, oito pontos à frente de seu principal concorrente, o tucano José Serra (41% das intenções de voto para Dilma e 33% para Serra). Apresentada um dia depois, a pesquisa Datafolha trouxe um cenário em que os dois candidatos estão tecnicamente empatados, com vantagem numérica para Serra, que teve 37% das intenções de voto, enquanto Dilma ficou com 36%.O sociólogo e cientista político Antônio Lavareda destaca que a diferença no método de entrevista utilizado é um dos pontos que influencia a variação de resultados. O levantamento do Datafolha foi realizado em pontos de fluxo populacional, enquanto o do Vox Populi na residência dos entrevistados. "Cada uma das técnicas apresenta vantagens e desvantagens. Por meio da entrevista no ponto de fluxo, você consegue atingir as pessoas com bastante celeridade sem ter os obstáculos da entrevista em domicílio. Por outro lado, é difícil você supor que poderá entrevistar alguns grupos de eleitores em pontos de fluxos, como por exemplo pessoas mais ricas", diz Lavareda. Ou seja, pessoas mais ricas não costumam se deslocar de carro e não a pé, diminuindo as chances de serem abordadas nas ruas. O mesmo raciocínio vale para moradores de áreas rurais, que não circulam rotineiramente pelas cidades.

Outro ponto destacado pelo sociólogo é a diferença nos questionários aplicados pelos institutos. No roteiro de entrevista do Data­­­folha, a pergunta estimulada (quando o nome de cada um dos candidatos é citado pelo entrevistador) é feita logo depois do questionamento direto sobre quem o eleitor pretende votar (pesquisa espontânea). No caso do questionário do Vox Populi, precedem à pesquisa estimulada duas perguntas: o grau de conhecimento que o eleitor tem do candidato e qual a avaliação que faz do concorrente. "Ao fazer isso, [o Vox Populi] leva o eleitor a uma reflexão maior. Isso afeta a comparabilidade entre as duas pesquisas", comenta.

Na avaliação do diretor do Instituto Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, os diferentes resultados também teriam relação com a composição da amostra utilizada pelos dois institutos. Para Murilo, a diferença no número de entrevistados e nas características dos entrevistados têm influência, principalmente, nos resultados regionais.

O Datafolha fez cerca de 10 mil entrevista, enquanto o Vox Populi, 3 mil. Para compor sua amostra, o Vox considera dados do IBGE, do censo de 2000, do Pnad de 2008 e da composição do eleitorado de 2010 informada pelo Tribunal Superior Eleitoral. No caso do Datafolha, foram feitas cerca de 10 mil entrevistas, e a definição da amostra foi baseada nos dados do eleitorado de março de 2010.

Hidalgo observa que uma amostra de 3 mil entrevistas já é considerada "gigante". "Se faz mais entrevistas por cautela, para tentar diminuir a margem de erro", afirma.

A legislação eleitoral não determina qual método deve ser usado nas pesquisas eleitorais, nem qual deve ser o número exato de entrevistas realizadas. "A lei determina que os institutos informem como foi feita a pesquisa. Cabe aos partidos e ao Ministério Público questionar a validade do método", afirma Hidalgo.

Data

Outro ponto diferente das duas pesquisas é a data em que foram realizadas. A do Datafolha foi feita entre 20 e 23 de julho. Já a do Vox Populi, entre os dias 17 e 20 de julho. Mas, na opinião tanto de Lavareda quanto de Hidalgo, a diferença de menos de uma semana entre a realização de uma pesquisa e outra só passa a ser determinante quando a propaganda eleitoral começar.

Serviço:

A pesquisa Vox Populi divulgada no dia 23 de julho entrevistou 3 mil eleitores entre os dias 17 e 20 de julho. A margem de erro é de 1,8 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo 19.920. A pesquisa Datafolha divulgada no dia 24 de julho entrevistou 10.905 eleitores entre os dias 20 e 23 de julho. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo 19.890.

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