• Carregando...

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joelson Dias determinou neste sábado (16) que a empresa Google suspenda o acesso dentro do portal Youtube de um vídeo considerado ofensivo ao PT. A decisão proíbe ainda que a campanha de José Serra (PSDB) utilize o material que foi vetado em sua propaganda política. O G1 tentou contato com a Google, mas o celular do assessor estava desligado.

No vídeo, uma montagem faz com que o rosto de Dilma Rousseff (PT) vá se transformando no do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu (PT) e petistas são representados por cães da raça rottweiler. A propaganda pergunta se Dilma vai ter força para segurar o PT.

Para o ministro Joelson Dias, o vídeo é ofensivo e, por isso, tem de ser retirado do ar. "Diante das irregularidades apontadas, dentre elas a aventada ofensividade da mensagem, sejam adotadas, pelos representados, as medidas cabíveis para fazer cessar a veiculação da propaganda reputada como irregular".

A decisão não atendeu integralmente a intenção da coligação de Dilma. O pedido era para que o vídeo fosse retirado de toda a internet, mas Dias ressaltou que a empresa Google não tem como controlar vídeos que possam ter sido compartilhados entre os usuários do portal Youtube e negou a decisão mais ampla.

Dias também determina que Serra e sua coligação "se abstenham usar ou fazer usar os referidos vídeos em sua propaganda eleitoral". A decisão é em caráter liminar, restando ainda o julgamento de mérito sobre o tema. A coligação de Dilma já tinha tentando retirar os vídeos do ar em outra ação anterior, mas o pedido foi recusado por um erro processual cometido pela campanha da petista.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]