• Carregando...

A candidata Gleisi Hoffmann (PT) passou a liderar a disputa pelo votos para o Senado no Paraná, de acordo com a pesquisa Ibope/RPC divulgada neste sábado (2). A petista aparece com 51% das intenções de voto e, pela primeira vez desde o início da campanha, está à frente do ex-governador Roberto Requião (PMDB), que tem 47%. Os deputados federais Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP) aparecem em terceiro e quarto lugares, respectivamente, com 27% e 22% da preferência dos eleitores.

Na comparação com o levantamento anterior Ibope/RPC, divulgado no dia 9 de setembro, Gleisi subiu quatro pontos e passou de 47% para 51%. Já Requião perdeu três pontos e caiu de 50% para 47%. Fruet manteve a terceira posição, passando de 21% para 27%. Barros, que tinha 15%, agora aparece com 22%.

Os candidatos Gilberto Araújo (PCB) e Rubens Hering (PV) caíram de 2% para 1% cada um. Valmor Venturini e Professor Piva, ambos do PSol, mantiveram 1% cada um. Sargento Pedroso (PRTB), que não havia pontuado na última pesquisa, agora tem 1%. Não pontuaram nesse levantamento Irineu Fritz (PTdoB), Sargento Jensen (PRTB) e Cláudio Roberto Timossi (PSTU).

O total de eleitores indecisos caiu de 27% para 10%. Votos brancos e nulos somavam 9% e agora são 7%. Neste ano serão eleitos dois senadores no Paraná, mas 18% dos entrevistados - contra 26% na pesquisa anterior - citaram apenas um candidato. Como os eleitores podem citar dois nomes a soma das porcentagens chega a 200%.

Votos válidos

Considerando apenas os votos válidos, quando são excluídos brancos e nulos, Gleisi tem intenção de voto de 33% dos eleitores (neste caso, a soma máxima de todos os candidatos é de 100%). Requião, nesta mesma conta, aparece com 31%. Fruet soma 18% e Barros tem 15%. Gilberto Araújo, Rubens Hering e Professor Piva aparecem com 1% cada um. Os demais candidatos não aparecem com votos válidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]