• Carregando...

Neste domingo (3) 665 candidatos vão disputar os cargos de deputados, senadores ou governador do Ceará. Os eleitores vão escolher o governador entre sete candidatos e os dois senadores entre dez nomes que concorrem à vaga. Há ainda 121 candidatos que disputam as 22 cadeiras de deputado federal pelo estado e 500 concorrentes às 46 vagas de deputado estadual.

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), 43 pedidos de candidaturas foram impugnados com base na Lei da Ficha Limpa, sendo que 27 deles pretendiam disputar uma vaga de deputado estadual, 13 de deputado federal, um de governador, um de vice-governador e um de suplente de senador.

Essas impugnações geraram 29 indeferimentos dos pedidos de registros de candidaturas. Em todos esses casos foram apresentados recursos que aguardam decisão definitiva do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TSE analisa 113 processos oriundos do TRE do Ceará referentes a pedidos de candidaturas – incluídos os processos de impugnação.

As impugnações provocadas pela Lei da Ficha Limpa ainda são passíveis de recurso no Supremo Tribunal Federal, que se mostrou dividido quanto à aplicação da lei neste ano. Assim, apesar de terem seus registros de candidatura rejeitados pelo TRE e, em alguns casos, também pelo TSE, os candidatos terão seus nomes nas mais de 21,6 mil urnas espalhadas por todo o estado. A situação deles e o destino dos votos que receberem só devem ser definidos após as eleições.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]