Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Eleições 2010

Pesquisa Ibope ao governo do Paraná é impugnada

A coligação de Beto Richa (PSDB) questionou o plano amostral da pesquisa e Robinson de Paula (PRTB) pediu a proibição da divulgação por não constar na relação de candidatos para um eventual segundo turno

A quarta pesquisa Ibope sobre a disputa pelo governo do Paraná, que seria divulgada nesta quinta-feira (23), foi impugnada pelo Justiça Eleitoral. O pedido para proibir a publicação do levantamento foi feito pelo candidato Robinson de Paula (PRTB) e pela Coligação Novo Paraná, do candidato Beto Richa (PSDB). O instituto já recorreu e tenta reverter a decisão.

Beto questionou o plano amostral da pesquisa e Robinson de Paula entrou na Justiça contra o levantamento por seu nome nas contar na relação para um eventual segundo turno. O juiz auxiliar Luciano Carrasco proibiu a veiculação da pesquisa sob pena de aplicação de multa no valor de R$ 200 mil.

De acordo com a decisão, o magistrado entendeu que a pesquisa não atende aos requisitos exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral por não definir claramente o plano amostral, deixando de revelar os percentuais utilizados para as faixas etárias, sexo e grau de instrução. "Além do mais, não indicar o nome de Robinson de Paula para eventual segundo turno quando ainda não definida sua realização, infringe diretamente o artigo 3º da Resolução 23.190 do TSE", afirmou o juiz no despacho.

O trecho citado estabelece que a partir de 5 de julho de 2010, o nome de todos aqueles que tenham solicitado registro de candidatura deverá constar das pesquisas realizadas mediante apresentação da relação de candidatos ao entrevistado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.