• Carregando...
 |
| Foto:

A construção de um novo Paraná (Beto Richa (PSDB))As escolhas de um povo são determinantes para a história de seu desenvolvimento social e econômico. Os processos podem ser acelerados ou retardados conforme as decisões de seus cidadãos, cujos efeitos se prolongam no tempo, consolidando avanços ou, eventualmente, fossilizando no atraso.

O Paraná, apesar do esforço de seus trabalhadores e do empenho e criatividade das suas empresas, ficou aquém de seu extraordinário potencial nos últimos anos. A autoridade estadual fechou-se num círculo de arrogância, caracterizado por profundo rancor político e preconceito ideológico. A truculência oficial interditou o diálogo em todas as esferas – com a iniciativa privada, os prefeitos, os segmentos organizados da sociedade e até com o governo federal, do qual o governo estadual se dizia aliado.

Como consequência, o Paraná ficou destituído de uma política industrial, de novos investimentos na sua infraestrutura de transporte e logística e no sistema de segurança pública. Hospitais construídos recentemente funcionam pela metade (quando funcionam), privados de médicos e de equipamentos.

Exceto pelos programas sociais mimetizados do governo federal – e que devem ser mantidos e aperfeiçoados –, o que vimos foi estagnação econômica e autoritarismo nas relações políticas.

Evidência de que marcamos passo nos últimos anos é o fato de que os índices de crescimento do PIB paranaense têm sido inferiores à média nacional. Ou seja, não tiramos proveito da excelente conjuntura internacional anterior à crise de 2008.

Quero a oportunidade de governar o Paraná para instituir um novo modelo de gestão, marcado pelo diálogo com os cidadãos e a busca de resultados consistentes para as famílias paranaenses na educação, na saúde e na segurança, além de retomar o planejamento nas ações de longo prazo.

Quero ser governador para lançar as bases de um novo ciclo de industrialização e fortalecimento da agricultura, tendo o estado como indutor do desenvolvimento em bases sustentáveis, harmonizando economia, meio ambiente e inclusão social.

Peço o voto de confiança dos paranaenses para introduzir e perenizar novos costumes nas relações do Executivo com os demais poderes, os municípios e os cidadãos. Relações pautadas pela ética, pelo equilíbrio e, acima de tudo, pelo interesse coletivo.

O Paraná dará um grande salto de qualidade nos próximos anos – até para recuperar o tempo perdido. Mas saltará ainda mais alto se tiver uma liderança comprometida com a democracia e a transparência. Eu tenho este compromisso.

O Paraná grande e poderoso (Osmar Dias (PDT))

rago calos nas mãos, hoje descansados, que me lembram que desde a infância reviro com a enxada o nosso solo fértil. Aprendi com a terra e com o meu pai grandes lições, a principal delas é que de boa semente se colhem bons frutos, desde que trabalhemos para isso. É do trabalho que nasce a virtude e é nele, somente nele, que se forjam homens honestos, pessoas de bem.

Aprendi também a diferenciar o peso da caneta do peso da enxada e sei que uma pode ajudar a outra. Desde que me formei na faculdade, não me esqueci disso. Sempre usei os meus conhecimentos para melhorar a vida das pessoas. Foi assim quando fui secretário da Agricultura de nosso estado e quando cumpri minhas obrigações no Senado da República.

Não sou gabola, não ostento, porque a simplicidade de nossa gente, que mesmo antes do sol raiar já está na roça, ensinou-me que há muita virtude no respeito aos valores que são caros ao homem: família, justiça e trabalho com dignidade. E o Paraná quer respeito.

O nosso Paraná é o mesmo do pescador do nosso litoral, que o mar enfrenta para dele tirar seu sustento; o do peão ao lidar com o laço; o dos trabalhadores e trabalhadoras nas fábricas e nos campos; o das mulheres que sustentam e educam suas famílias.

O nosso Paraná se faz no rosto sorridente das crianças que parecem antever o grande futuro de prosperidade que se anuncia. Hoje, o nosso Paraná reúne todas as condições na agricultura, indústria e comércio para se colocar como esteio econômico de nosso país. "É grande nosso Paraná!", afirmava Bento Munhoz da Rocha Neto, um dos maiores governadores de nosso estado. Grande e poderoso, acrescento, porque é o território da generosidade que soube acolher quem nele acreditou e acredita.

Quero governar esse nosso Paraná porque temos para ele o melhor projeto, elaborado com muito estudo e trabalho. Um projeto que nasceu e se construiu em 30 anos de andanças por trilhas e estradas, nos mais distantes municípios, em cada abraço e apertar de mão. Quero governar o nosso Paraná porque estou preparado para conservá-lo no caminho certo. Para tal, construímos uma sintonia fina com o projeto político nacional, representado nos últimos anos por Lula e que deve ter continuidade com a presidente Dilma, garantindo e ampliando todos os programas sociais e investimentos na produção.

Vamos governar o Paraná e para isso peço o seu voto e suas orações para que eu possa perseverar no meu propósito, sempre na humildade de saber ouvir com o coração, pois foi nele que nasceu o meu amor por esta terra e por nossa gente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]