• Carregando...
Confira os índices de votação de Marina Silva |
Confira os índices de votação de Marina Silva| Foto:

A votação de Marina Silva (PV) no Paraná transformou os mais de 944 mil eleitores da candidata no "sonho de consumo" dos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) no segundo turno. Com a boa votação de Marina no estado, os eleitores da candidata têm sido assediados por petistas e tucanos na internet ou através do boca a boca. A dúvida, no entanto, é saber para onde vão esses eleitores se a candidata se mantiver neutra e se eles migrarão caso ela declare apoio a um dos lados. A Gazeta do Povo ouviu alguns eleitores para saber como eles pensam.

O roteirista e diretor de cinema Marcos Maranhão conta que tem sido procurado por eleitores de Serra e Dilma, mas ainda não sabe em quem votará. Ele diz que um posicionamento de Marina poderá influenciar. "Se ela declarasse que por convicção pessoal apoia um dos lados, eu poderia me influenciar. Se o PT ou PSDB garantissem a ela um ministério em que se pode fazer a diferença, como Agricultura ou Meio ambiente, também ajudaria a decidir", afirma. Ele prefere porém que Marina "se preserve". "Prefiro que ela permaneça neutra e seja novamente candidata daqui a quatro anos."

Já a produtora cultural Heloísa Todeschini diz que votou na candidata do PV como alternativa ao "plebiscito" entre tucanos e petistas e que não será influenciada por uma possível posição da senadora. "Votar na Marina foi uma espécie de fuga para quem não se sentia à vontade para votar em nenhum dos outros. Com ela fora da parada, a decisão fica mais difícil", comenta. "Vou decidir pela minha consciência. Vai depender muito do que os candidatos fizerem e falarem nos próximos dias." O empresário Ermínio Nobrega já se decidiu: "Vou votar no Serra pois acho que é importante que haja uma alternância das forças políticas."

Segundo o cientista político Carlos Strapazzon, o destino dos "votos verdes" dependerá de uma reformulação no discurso de Dilma e Serra. "Essa fatia do eleitorado tem perfil mais crítico e não deve necessariamente optar por um lado mesmo que a própria Marina o faça", avalia. "Acredito que Serra e Dilma vão incorporar alguns aspectos que convenceram eleitores do PV, como ética e projetos estratégicos de desenvolvimento sustentável, em seus discursos. A conquista desses votos vai depender de quem souber fazer melhor esta reformulação."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]