• Carregando...
“Precisamos fazer um bom governo para que se transforme em credibilidade.” Agnelo Queiroz (PT), governador eleito do Distrito Federal |
“Precisamos fazer um bom governo para que se transforme em credibilidade.” Agnelo Queiroz (PT), governador eleito do Distrito Federal| Foto:

Jatene volta ao poder no Pará

Quatro anos depois de ter sido sucedido no cargo pela hoje adversária, Ana Júlia Carepa (PT), o ex-governador Simão Jatene (PSDB) retorna ao poder no Pará, eleito com margem folgada de votos numa disputa contra a governadora petista. Um governo de união, sem ódios ou rancores, por um "Pará melhor", é o que prega Jatene, que na fase final da campanha obteve a adesão maciça do PMDB de Jader Barbalho. Ao lembrar que no mandato anterior ele já tinha no governo federal um presidente da oposição (Lula), o tucano disse ter a esperança de não enfrentar problemas no relacionamento com o governo de Dilma Rousseff. E mandou um recado: "Espero que alguém sentado na cadeira de presidente deste país tenha exatamente esse cuidado. O país é maior que qualquer partido ou qualquer liderança política".

Marconi derruba um mito de Goiás

Aos 47 anos, o tucano Marconi Ferreira Perillo Júnior foi eleito governador de Goiás e tombou nas urnas Íris Rezende Machado, um mito no estado. Desde os anos 80 nenhum candidato enfrentou Íris com tamanha predisposição para superar adversidades. "O Marconi é o novo, um fenômeno eleitoral", diz Nion Albernaz, ex-prefeito de Goiânia por três vezes. "Além de jovem é coerente e consciente, inova na prática política e passa para o eleitor o que está no coração dele: Goiás que dá certo". Na primeira vez que Íris e Marconi se enfrentaram nas urnas, em 1998, Marconi não passava de um traço nas pesquisas enquanto Íris ostentava 62,6% das intenções dos votos. De lá pra cá, aprendeu a lidar com os altos e baixos, bateu nas urnas campeões de voto e superou a morte do amigo Henrique Santillo.

Brasília - Em uma disputa marcada por troca de acusações, guerra jurídica e os efeitos do "mensalão do DEM", o neopetista Agnelo Queiroz foi eleito governador do Distrito Federal, com 66,10% dos votos válidos. O ex-comunista, filiado ao PT há dois anos, impôs uma derrota histórica ao clã Roriz, cuja representante, Weslian Roriz (PSC), obteve 33,90% da fatia do eleitorado.

O triunfo de Agnelo marca o retorno do PT ao Palácio do Buriti, sede do governo local, após Cristovam Buarque (hoje no PDT) cumprir o mandato, em 1998. O ex-ministro do Esporte deixou o PCdoB em julho de 2008, sob os auspícios do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Despontou na corrida distrital, desbancando nomes tradicionais do partido e costurando uma aliança com o PMDB, rival histórico no tabuleiro político brasiliense.

Desde a realização de eleições para governador no DF, em 1990, esta é a primeira vez que o sobrenome "Roriz" sai derrotado das urnas – amargo resultado para Weslian, que substituiu a nove dias do primeiro turno o marido, barrado pela Lei da Ficha Limpa. Joaquim Roriz venceu as eleições para governador em 1990, 1998 e 2002. Em 2006, derrotou Agnelo na briga por uma vaga ao Senado e acabou por renunciar um ano depois para escapar de um processo de cassação.

Para construir os alicerces da vitória, Agnelo aproximou-se do peemedebista Tadeu Filippelli (ex-aliado de Roriz), alçado ao papel de vice. Formou inicialmente uma aliança com 11 partidos, que reúne inclusive personagens envolvidos no esquema revelado pela O­­­pe­­­­­ração Cai­­­­xa de Pandora.

Agnelo Queiroz assumirá o governo do Distrito Federal após a turbulência política sem precedentes provocada pelo "mensalão do DEM". Em um ano, o DF teve quatro nomes diferentes no comando do Executivo local: José Roberto Arruda (que terminou preso), Paulo Octávio (o vice de Arruda, que renunciou), Wilson Lima (o presidente da Câmara Legislativa, catapultado ao Palácio do Buriti) e o atual, Rogério Rosso, eleito indiretamente para um mandato tampão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]