• Carregando...

Dos mais de 200 mil eleitores brasileiros que vivem no exterior, 3.877 estão registrados em Buenos Aires e estão aptos a votar no próximo domingo para eleger o novo presidente da República, segundo informou a embaixadora Gladys Ann Garry Facó, cônsul geral do Brasil na Argentina.

Trata-se do posto na América Latina com o maior número de seções eleitorais. São 10 urnas eletrônicas que vão funcionar na sede da embaixada brasileira na capital federal argentina. Nos consulados de Córdoba e de Mendoza também haverá uma urna em cada um. Sem um número final sobre a quantidade de eleitores habilitados nestas duas províncias, Garry Facó esclarece que cada urna tem a capacidade de receber o máximo de 400 votos.

Nas últimas eleições presidenciais, em 2006, o consulado brasileiro contava com menos inscritos: 2.400 eleitores, dos quais somente 900 compareceram às urnas. As 10 seções eleitorais de Buenos Aires vão ser compostas por quatro pessoas: primeiro e segundo mesário, secretário e presidente.

A cônsul convocou 40 pessoas da comunidade brasileira residente na cidade para compor as seções eleitorais, que serão abertas das 8 horas até as 17 horas (horário de Brasília). "O eleitor inscrito residente na Argentina que não votar poderá justificar o voto a partir do dia seguinte", avisou Garry Facó, ressaltando que "eleitor em trânsito não pode votar e tem prazo de 60 dias para justificar".

O consulado alerta os brasileiros que é preciso levar um documento argentino ou brasileiro com foto junto com o título de eleitor. Caso contrário, o eleitor não poderá votar. A cônsul também alerta que os eleitores devem retirar um novo título que o Tribunal Superior Eleitoral já enviou aos consulados brasileiros. O cidadão tem que se apresentar com o título usado nas últimas eleições no consulado e realizar a troca pelo novo documento, já que os números das seções foram reacomodados. "Não é conveniente deixar para a última hora para evitar longas filas no dia da votação", recomenda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]