• Carregando...

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, encerrou sua campanha neste sábado (30) em Suzano, na Grande São Paulo, com uma rápida caminhada pelo centro comercial da cidade. Na última entrevista coletiva antes da votação de amanhã, Serra disse que não falaria sobre "tititi" na véspera e afirmou que vai corresponder à confiança do eleitor. "Não vou decepcionar ninguém que votar em mim. Nunca na minha vida pública eu decepcionei em nenhum cargo que assumi", declarou o tucano.

Serra descartou uma "virada" porque a eleição "não é um campeonato". "É uma partida que se joga amanhã", afirmou. E voltou a pregar a alternância de poder para amealhar votos de última hora. "É uma boa hora para haver troca de equipe, para haver alternância de poder. Você tem aí uma equipe cansada, consumida pelos vícios, pelo tempo prolongado", disse o candidato. "Entrar uma equipe nova, com pilha nova, ideias novas e sabendo como enfrentar os problemas. Tendo experiência para isso. Tendo uma vida limpa como é o meu caso e o de muitos que me acompanham. Ficha limpa", completou.

Com relação ao debate de sexta-feira (29) na TV Globo, formatado a partir de perguntas de indecisos, o presidenciável tucano afirmou que "o Brasil não é um país pronto, como a propaganda adversária faz crer". "O debate de ontem mostrou muito claramente que a população, mesmo os indecisos, reconhecem que há problemas graves na saúde, segurança, educação, habitação, saneamento, isso ficou claro", disse Serra. "O Brasil ainda tem muito para avançar, pode muito mais", observou, insistindo no slogan de sua campanha.

Perguntado por que encerrar a campanha em Suzano, cidade administrada pelo PT, o tucano afirmou apenas que "em algum lugar a eleição precisa acabar". Durante a caminhada, sem intercorrências, acompanhado do governador eleito Geraldo Alckmin (PSDB), Serra recebeu dois vasos de flores - um de orquídeas - e uma bola de pelúcia do Palmeiras, seu time do coração. E negou que estivesse cansado, apesar de, durante a coletiva, ter pedido desculpas duas vezes, em duas pausas, para retomar a linha de raciocínio.

Carreata de Serra passa perto da casa de Lula no ABC

Horas antes, José Serra fez campanha na cidade que é berço do PT (Partido dos Trabalhadores) e do sindicalismo brasileiro, São Bernardo do Campo, também na Grande São Paulo.

O candidato percorreu em carreata a principal rua do centro comercial da cidade, próximo à residência do presidente Luis Inácio Lula da Silva e da sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, de onde Lula despontou para política nacional. "São Bernardo do Campo é um lugar significativo, importante, berço da nova industrialização de São Paulo e do Brasil", disse Serra.

O presidenciável alegou que fez questão de passar pela cidade por não ser distante do bairro paulistano onde nasceu, a Mooca, e também por se tratar de uma cidade onde, segundo ele, sempre foi muito bem votado. "É uma cidade com a qual tenho muitos vínculos", completou. A carreata durou aproximadamente 40 minutos.

O candidato afirmou que a campanha foi prazerosa, mas reclamou das dificuldades enfrentadas por causa do comportamento dos concorrentes, "que tratam os adversários como inimigos e não como oponentes".

"Mas nós soubemos ignorar essas questões, não nos intimidar e tratar os adversários, os oponentes, como competidores e não como inimigos", afirmou. Questionado sobre as declarações do presidente Lula a respeito do baixo nível da campanha, o tucano provocou: "ele mais do que ninguém pode explicar isso."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]