• Carregando...
Tiririca: humorista pode pegar cinco anos de cadeia por falsificação | AFP
Tiririca: humorista pode pegar cinco anos de cadeia por falsificação| Foto: AFP

São Paulo - A Justiça Eleitoral de São Paulo informou ontem que vai marcar uma audiência para que o humorista e deputado federal eleito Fran­­cisco Everardo Oliveira Silva, conhecido como Tiririca (PR), redija um ditado. A audiência para colher material gráfico é parte da ação penal que apura se ele é alfabetizado, conforme declarou para concorrer ao cargo.

O humorista admitiu que não redigiu sozinho a declaração. A defesa dele alegou que a mulher do deputado o ajudou a escrever o documento devido a uma lesão que dificulta a aproximação do dedo indicador ao polegar de Tiririca.

O humorista não é obrigado a comparecer ao teste. Segundo o juiz da 1.ª Zona Eleitoral de São Paulo, Aloísio Sérgio Rezende Silveira, se o deputado comparecer e a prova for satisfatória, po­­derá se decretada a absolvição sumária do réu. Caso contrário, o processo para colher novos elementos terá continuidade e algumas testemunhas po­­­dem ser arroladas.

O juiz não se manifestou sobre o conteúdo da documentação que integra o processo que ocorre em segredo de justiça desde o dia 25 de outubro, quando Tiririca apresentou sua defesa.

Se a sentença ocorrer só depois da diplomação, marcada para 17 de dezembro, o caso passa a ser julgado em foro privilegiado, no Supremo Tribunal Federal (STF). Caso seja condenado, Tiririca, além de perder o mandato, está sujeito a pena de até cinco anos de reclusão e ao pagamento de multa por declaração falsa feita para fins eleitorais.

Além da questão da escrita, o processo abriga também a acusação de que o candidato falseou a declaração de bens, que estariam em nome de terceiros. A denúncia, oferecida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), foi recebida em 4 de outubro, com base no artigo 350 do Código Eleitoral.

Tiririca foi eleito com 1.353.820 votos para o cargo de deputado federal nestas eleições, pela coligação Juntos por São Paulo (PR/PT/PRB/PCdoB/PTdoB). Tiririca é filiado ao Partido da Re­­pública (PR).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]