Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Justiça eleitoral

TSE dá direito de resposta ao PT em site do PSDB

Entrevista publicada na página tucana com Indio da Costa, vice de Serra, foi considerada pelo tribunal uma ofensa aos petistas

Indio da Costa: vice é o braço armado do "Serra paz e amor". | Renato Araujo/ABr
Indio da Costa: vice é o braço armado do "Serra paz e amor". (Foto: Renato Araujo/ABr)

Brasília - O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu direito de resposta ao PT, que deverá ser publicado por dez dias no site Mobiliza PSDB, ligado à campanha do tucano José Serra. O pedido se refere a entrevista do candidato à vice, Indio da Costa (DEM), ao portal, ligando o PT às Farc, ao narcotráfico e a "tudo o que há de pior".

O relator do caso, ministro Henrique Neves, entendeu que a relação feita pelo candidato entre o PT o narcotráfico é "por si só suficiente para caracterizar ofensa passível de direito de resposta". A decisão do tribunal, formado por sete ministros, foi unânime.

O advogado da campanha de José Serra (PSDB), José Eduardo Alckmin, reafirmou em sua defesa a existência de relações entre o PT e as Forças Armadas Revolucio­­­­nárias da Colômbia (Farc).

De acordo com Alckmin, essa ligação "não é desconhecida". Ele citou reportagens que publicaram informações sobre supostas doações das Farc a candidatos ao PT em eleições passadas. "Sabe-se também que as Farc e o PT estiveram juntos em grande evento em São Paulo no início dos anos 90 onde discutiram a questão do socialismo na América Latina após a queda do Muro de Berlim. Trata-se apenas de crítica política e não ofensa à honra. É como criticar a relação com o Irã, com Fidel Castro, com o governo de Hugo Chavez. O intuito foi fazer uma crítica pela ligação que existe entre o PT e as Farc", concluiu.

Defesa

O advogado do PT, Admar Gonzaga, afirmou que o PSDB, ao apresentar sua defesa, só citou as Farc e esqueceu que Indio também havia citado o narcotráfico e "tudo o que é de pior". "É como eu ter amigos honestos que moram na favela, local onde existem traficantes, e alguém dizer que eu tenho ligação com pessoas ligadas ao tráfico", rebateu.

Henrique Neves concordou com a argumentação de Gon­­zaga: "O PSDB concentra seus argumentos apenas na ligação do PT com as Farc", disse.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.