Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ficha Limpa

TSE libera candidatura de Heloisa Helena ao Senado

Idelfonso Lacerda (PRTB) questionou registro com base na ficha limpa. Acusada de sonegação fiscal, candidatas teve registro liberado pelo TRE-AL

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberaram, por unanimidade, nesta terça-feira (28) a candidatura de Heloísa Helena (PSOL), que concorre a uma vaga no Senado por Alagoas. Ela teve o registro questionado pelo concorrente Idelfonso Lacerda (PRTB) com base na Lei da Ficha Limpa. Cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O candidato adversário afirmou que a ex-senadora teria sido condenada por omissão, sonegação e ocultação de rendimentos à Receita Federal, na época em que era deputada estadual. A candidata negou as acusações e desqualificou a impugnação.

No início de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) liberou o registro da candidata, também por unanimidade, mas o adversário recorreu ao TSE.

O ministro Marco Aurélio Mello manteve a decisão da Justiça Eleitoral do estado que concedeu o registro por se tratar apenas de uma condenação administrativa e não penal. Por isso, Heloísa Helena não poderia ser barrada pela ficha limpa.

Lacerda foi multado pelo TRE-AL por litigância de má-fé. Os juízes do estado entenderam que a ação proposta por ele teria tentado induzir a Justiça ao erro e não teria "nenhum compromisso com a fidedignidade dos fatos".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.