• Carregando...

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joelson Dias decidiu nesta terça-feira (10) multar em R$ 5 mil o filho do ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu, Zeca Dirceu. Ele é acusado de fazer propaganda eleitoral antecipada em favor da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. Cabe recurso à decisão do ministro.

Candidato a deputado federal nas eleições deste ano pelo PT do Paraná, Zeca publicou em seu blog, no dia 3 de junho, texto que fala sobre pesquisas eleitorais. O Ministério Público Eleitoral (MPE) questionou o material, alegando que faz promoção da candidatura de Dilma e fala em "continuidade" da gestão Lula.

"O resultado das pesquisas acarreta duas conclusões: uma geral, é que Dilma tem tudo para ser reeleita. O povo que apoia o governo Lula, saberá reconhecer a candidatura que representa o mesmo projeto de desenvolvimento [...]. A hora é de arregaçar as mangas. Como se diz na gíria futebolística, de colocar o coração no bico da chuteira e gritar bem alto para todos ouvirem: Dilma Presidente", teria escrito Zeca, conforme trecho destacado na ação.

Relator da ação, Joelson Dias entendeu que Zeca Dirceu utilizou o blog para "divulgar a candidatura e manifestar seu apoio à eleição da companheira de partido, inclusive infundindo no leitor a idéia de que era a candidata [Dilma] mais apta para dar continuidade às ações do atual governo".

A defesa de Zeca Dirceu alegou que, por conta do alcance reduzido, o texto questionado não poderia ser classificado como propaganda eleitoral. "Pelo gigantismo que é uma campanha presidencial, se pode ter como irrelevante o alcance da propaganda, considerado o número de eleitores que tiveram acesso ao texto", argumentou a defesa do candidato.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]