• Carregando...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou na manhã deste sábado (2) um recurso do instituto Datafolha que tentava liberar uma pesquisa de intenção de votos para o governo do Paraná. O levantamento foi impugnado a pedido da Coligação Novo Paraná, que tem o ex-prefeito de Curitiba Beto Richa (PSDB) como candidato.

A "decisão monocrática" tomada pela ministra Carmen Lúcia Antunes Rocha negou o segmento da ação cautelar impetrada pelos advogados do Datafolha. A coligação Novo Paraná fez o pedido de impugnação da pesquisa argumentando a ilegalidade dos números por não informar o grau de instrução e o nível econômico dos entrevistados, o que foi concedido liminarmente.

O recurso foi negado porque a solicitação de recurso foi oferecida fora do prazo legal. O TRE-PR já havia barrado anteriormente a divulgação dos números da mesma sondagem, alegando "possível distorção nos critérios de ponderação e indução das perguntas", de acordo com o documento.

O Datafolha defende que qualquer distorção verificada nas pesquisas é corrigida através da modificação nos estratos e que a série de decisões liminares da Justiça Eleitoral com relação à pesquisas de intenção de voto estão criando um clima de censura no Paraná, também conforme descrição dos processos.

Números do Ibope saem hoje

O instituto de pesquisas Ibope, por sua vez, conseguiu liberação de um levantamento de dados junto ao TSE por meio de liminar concedida na noite de sexta-feira. O levantamento, caso a decisão não seja cassada, será divulgada logo mais às 19h no telejornal Paraná TV, da RPC TV, e publicada com detalhes no site e na Gazeta do Povo deste domingo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]